Em 5 etapas fáceis, faça sua própria cerveja artesanal em casa

 

Em 5 etapas fáceis, faça sua própria cerveja artesanal em casa
Em 5 etapas fáceis, faça sua própria cerveja artesanal em casa/© DR

Em 5 etapas fáceis, faça sua própria cerveja artesanal em casa

A cerveja artesanal está em alta em todo o mundo. Nada melhor do que uma bebida refrescante com amigos ou familiares após um dia difícil. Dado o contexto atual, muitas pessoas não podem ir a um bar; portanto, mostraremos a oportunidade de uma vida: cerveja em casa.

>Emagrecimento: o que beber quando você quer perder peso?

A tendência da cerveja artesanal no mundo começou há alguns anos e, até agora, é a opção mais escolhida por todos. Da mesma forma, além dos empreendimentos comerciais que nasceram, foi gerada uma corrente que está cada vez mais agregando mais seguidores: o “Homebrewing”.

>Truque do chefe: Prepare esta suculenta lasanha sem molho

Essa prática é realizada por pessoas que fabricam cerveja sem fins comerciais, ou seja, produzem apenas por prazer. A partir dessa iniciativa, surgiram negócios dedicados à venda de suprimentos e equipamentos necessários e especiais para a produção de cerveja artesanal.

>Receita de bolo de chocolate sem gordura viraliza na web: aprenda a fazer

Se você é um deles que gostaria de ter toda a cerveja do mundo sempre que quiser e com seu sabor favorito, mostramos abaixo o que você precisa para fazer 15 litros de cerveja artesanal em 5 etapas fáceis.

>Com 5 ingredientes, prepare um creme nutritivo em 5 minutos sem farinha

Ingredientes

  • 30 litros de água desclorada
  • 4,5 quilos de malte de cevada
  • 25 gramas de lúpulo
  • Um pacote de fermento para fabricação de cerveja (não para padaria) e açúcar

>Alimentos que ajudam a emagrecer mais rápido para você incluir na dieta

Processo:

  • Maceração: o malte de cevada é colocado em uma panela de água quente por 90 minutos, com temperatura entre 67 e 70 graus, levando em consideração que, para cada quilo de malte, devem ser utilizados 3 litros de água. Agite para que não sejam gerados pedaços indesejados. Aqui o amido é transformado em açúcar e o mosto é obtido, um líquido doce e denso.

>Você quer ovos mexidos perfeitos? Se sim, não cometa esses erros

  • Fervura: o mosto deve ser fervido por uma hora. Enquanto isso, o lúpulo é adicionado, em partes, o que dá a amargura e o sabor à cerveja. Após a fervura, a mistura de mosto e lúpulo deve ser agitada para que os resíduos gerados no processo caiam no fundo da panela.

>Faça esse bolo de iogurte Fit com apenas 4 ingredientes: Fácil

  • Refrigerado: após a fervura do mosto, ele deve ser transferido para um fermentador e, para isso, sua temperatura deve cair o mais rápido possível. Isso pode ser realizado de várias maneiras, desde a mais caseira, que é colocar a panela em uma bacia com gelo, até o método serpentino, que consiste em passar a cerveja por um tubo de cobre enrolado e resfriado por gelo.

>Sanduíche sem pão? Prepare esta receita deliciosa em pouco tempo

  • Fermentação: a mistura de mosto e lúpulo é despejada em um recipiente de fermentação, que pode ser uma garrafa de água ou uma geladeira de acampamento. Aí é adicionado o fermento, que converte os açúcares do mosto em álcool. O contêiner deve ser preparado como uma armadilha de ar para que o ar escape, mas não entre. Uma técnica comum para esta etapa é usar uma lata de água e colocar um balão perfurado em sua extremidade. A fermentação leva aproximadamente 10 dias e, como resultado, a cerveja é obtida sem gás. O recipiente de fermentação deve ser mantido em um ambiente escuro perto de 19 graus.

>Descubra o que acontece com seu corpo se você beber chá 3 vezes ao dia

  • Maturação e engarrafamento: uma vez terminada a fermentação, a cerveja deve ser transferida para outro tambor. Isso é feito para descartar todo o leito de levedura que se formou no fermentador e deixar o mosto descansar antes do engarrafamento. Se esse processo, que dura uma semana, pode ser realizado muito melhor no frio, uma vez que a cerveja será esclarecida de uma maneira melhor.

>Descubra os benefícios da incorporação de granola em sua dieta diária

  • Também aqui a técnica de carbonatação natural deve ser feita com o açúcar no engarrafamento. Para isso, é criado um xarope, que é colocado no amadurecedor antes do engarrafamento. Para fazer a calda, são calculados 7 ou 8 gramas de açúcar por litro. Com uma quantidade mínima de água, aqueça o açúcar até ferver por alguns minutos e adicione-o ao mosto, mexendo delicadamente, sem que a cerveja entre em contato com o ar para evitar a oxidação.

>Omelete gostosa e mais saudável do mundo fica pronta em 2 minutos

  • Posteriormente, a cerveja é colocada nas garrafas, que devem ser cobertas e aguardar mais 10 dias. A maneira de ver se as cervejas estão prontas é abrir uma garrafa e servi-la em um copo; se você perceber que tem gás, elas já são ótimas para consumir, se você não precisar esperar mais alguns dias.

>Aprenda sobre o superalimento da Amazônia que está salvando vidas em todo o mundo

Lembre-se de que, para que o processo de carbonatação seja bem-sucedido, as garrafas devem ser armazenadas em temperatura ambiente e nunca na geladeira, pois o frio afetaria as leveduras, arruinando a cerveja.

Então, resta apenas apreciar com os amigos e / ou a família uma deliciosa e saborosa cerveja artesanal feita com amor, esforço e totalmente em casa!

>Aprenda como é possível perder peso comendo carboidratos