Conheça os melhores remédios caseiros para aliviar a dor de dente

Conheça os melhores remédios caseiros para aliviar a dor de dente
Conheça os melhores remédios caseiros para aliviar a dor de dente

Conheça os melhores remédios caseiros para aliviar a dor de dente. Talvez a dor de dente seja uma das condições mais lembradas e menos desejadas por aqueles que a sofreram. Os motivos são muitos, mas chamam a atenção a intensidade dessa moléstia molar e o fato de ela se acentuar principalmente à noite.

O início súbito e agudo da dor de dente é outro aspecto que nos deixa sem resposta. Mas, ao consultar o dentista, é possível mitigar e aliviar a dor de dente com remédios caseiros úteis.

>>Remédios caseiros para se tratar seus cabelos esponjosos e com frizz

Remédios caseiros para aliviar uma dor de dente

A causa mais comum de dor de dente é a presença de cáries, que, se não tratada a tempo, pode levar a problemas mais sérios, como abcessos. Assim que as bactérias e os ácidos passam pelo esmalte, chegam ao tecido dentário, aprofundando a dor.

Antes de qualquer desconforto na cavidade oral, seja nos dentes ou na gengiva, o correto é ir ao dentista. No entanto, enquanto você agenda a consulta com ele, você pode aliviar a dor de dente com os seguintes remédios caseiros:

Cravo

Os benefícios do cravo não se confirmam apenas na área culinária. Essas aclamadas especiarias têm efeitos positivos na saúde bucal, graças especificamente ao eugenol, um composto que entorpece a área afetada, por isso funciona como um analgésico.

Para aproveitar suas propriedades, basta colocá-lo na boca, tentando mantê-lo sobre o dente que o incomoda, ou mergulhá-lo em água morna e triturá-lo até formar uma pasta.

>>Tomar chá de valeriana para conseguir dormir pode ter efeitos colaterais

Compressas frias

O gelo é uma das opções mais comuns e eficazes para o alívio da dor de dente. Isso provavelmente se deve ao fato de contribuir para a contração dos vasos sanguíneos, o que pode reduzir ou regular a circulação sanguínea na região, diminuindo a dor.

Para evitar efeitos colaterais como ferimentos ou queimaduras pelo frio, deve-se envolver o gelo em uma gaze ou toalha e aplicá-lo por 10 e 20 minutos, na bochecha em questão.

Lavagens com água salgada

Quase sempre é a inflamação dos alvéolos, do tecido interno dos dentes ou da gengiva que causa dor. Portanto, as qualidades anti-inflamatórias do sal são bastante eficazes quando se trata de desconforto molar.

Além disso, o poder do sal em desinfetar a região é outro de seus atributos que auxiliam no combate às infecções bucais. Você pode realizar lavagens com água morna e sal, por um curto período, a cada três horas ao longo do dia.

>>Veja como fazer suco de repolho para aliviar dores nos ossos

Recomendações para prevenir complicações dentais

Manter uma boa saúde bucal depende, em grande medida, de seus hábitos de higiene bucal. Embora muitos processos infecciosos demorem a se manifestar no nível dos dentes e molares, outros são mais agressivos e causam sérios danos em pouco tempo.

Diante disso e para evitar procedimentos como canais radiculares ou perda de peças, é melhor manter sempre a boca limpa. Tente remover os resíduos de sua boca, pois eles podem levar à proliferação de bactérias.

Após cada refeição, uma maneira de otimizar a limpeza oral é aproveitando o fio dental. Esta fita fina e delicada pode penetrar nas áreas interdentais, garantindo uma melhor varredura.

>>Aprenda a fazer 2 chás de ervas para dores de cabeça

Enquanto você inicia um remédio caseiro ou vai ao dentista, se o desconforto molar for sério, evite beber bebidas muito quentes ou muito frias. As temperaturas extremas podem piorar a situação.

Finalmente, vá ao dentista pelo menos uma vez por ano para um check-up. Muitos problemas dentários podem ser resolvidos se houver um diagnóstico precoce.

Veja mais