Veja serviços públicos que o Portal Único gov.br oferece sem sair de casa

Veja serviços públicos que o Portal Único gov.br oferece sem sair de casa
Veja serviços públicos que o Portal Único gov.br oferece sem sair de casa – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Veja serviços públicos que o Portal Único gov.br oferece sem sair de casa.

Há um ano o portal gov.br reúne serviços públicos que o cidadão pode acessar onde estiver, 24 horas por dia, sete dias por semana. A solicitação de carteira de trabalho, carteira digital de trânsito estão entre os serviços mais procurados.

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Desde janeiro do ano passado, o Governo Federal transformou 824 de seus serviços em digitais. Apenas durante a pandemia do novo coronavírus, entre março e julho, foram 251. Com destaque para o auxílio emergencial e o seguro desemprego do empregado doméstico.

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Esses são apenas uma pequena amostra dos 3,6 mil serviços disponíveis no gov.br, portal criado para reunir em um único endereço os canais digitais do Governo Federal e tornar mais fácil para o cidadão acessar os serviços e informações. Desse total de serviços, 59% estão digitalizados permitindo que o usuário acesse de casa, pelo computador ou celular, evitando deslocamentos.

“O Governo Federal tem a estratégia de transformar, até 2022, 100% dos serviços públicos para canal digital. Nessa jornada, o canal gov.br é o produto principal para centralizar a experiência do cidadão brasileiro no acesso aos serviços públicos, na obtenção de informações e também de notícias do que o governo está fazendo para o bem de todos”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

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Digitalização de serviços

Com a digitalização dos mais de 800 serviços públicos desde janeiro do ano passado, cerca de 65 milhões de solicitações anuais podem ser feitas online, sem a necessidade de o usuário ir até as agências dos órgãos públicos, gastar com transporte e dispor de tempo, facilitando assim a vida do cidadão. E também gera economia. A previsão é que sejam economizados cerca de R$ 2 bilhões por ano, sendo R$ 500 milhões para o governo e R$ 1,5 bilhão para a sociedade.

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A digitalização dos serviços públicos economiza, por ano, 149 milhões de horas de burocracia para a sociedade. O número equivale, por exemplo, a um dia inteiro de trabalho de toda a população economicamente ativa da Grande São Paulo.

“São horas de burocracia devolvidas para o cidadão brasileiro que pode usar essa energia, para fazer turismo, para ficar com as famílias, para produzir, para descansar, como ele bem entender. É o Estado saindo das costas do cidadão brasileiro e o portal GOV.BR complementa e unifica toda essa estratégia”, explicou Luis Felipe Monteiro.

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Um exemplo dessa economia de tempo e recursos é a Carteira de Trabalho digital que começou a ser fornecida pelo Ministério da Economia no mesmo dia da solicitação. Antes, era preciso esperar torno de 17 dias pelo modelo físico do documento.

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Iniciativa reconhecida pela ONU

O trabalho realizado pelo Brasil na oferta de serviços públicos digitais foi reconhecido na Pesquisa sobre Governo Eletrônico 2020, publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O país subiu duas posições e agora é o 20º, entre 193 nações, no Índice de Serviços Online.

O Brasil ficou em primeiro lugar neste quesito na América do Sul. Já nas Américas, ocupa a segunda posição à frente de países como Canadá, Chile e Uruguai e atrás somente dos Estados Unidos.

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O Índice de Serviços Online mede o uso de tecnologia da informação e comunicações pelos governos para a prestação de serviços públicos em nível nacional, incluindo dados abertos, participação eletrônica, prestação de serviços multicanais, serviços móveis e nível de utilização pelo cidadão.

“É um orgulho fazer parte desse projeto de transformação digital que objetiva até o final de 2022 termos 100% dos serviços públicos oferecidos em canal digital. Mais simplicidade, é redução de burocracia, é um governo 24 horas por dia, sete dias por semana, na palma da mão do cidadão brasileiro. É um governo digital alinhado com a sociedade brasileira”, concluiu o secretário de Governo Digital.

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