Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial

Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial
Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial | Crédito da Imagem: (Da Agência Brasil/Antonio Cruz/ABr/Aquivo 2013)

Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial.

Uma das grandes queixas dos Aposentados e Pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social é ter que se deslocar todos os anos, até uma agência bancária, para fazer o recadastro anual do INSS. Pensando em facilitar essa rotina, a prova de vida pelo celular, começa a ser testada a partir do dia 1º de agosto de 2020.

>Previsão do aumento dos salários dos Aposentados do INSS em 2021 é de 2,5%

Como será a prova de vida pelo celular em 2020?

O recadastro anual serve para o INSS identificar quem são os segurados e se estes se mantem vivos, de um ano para o outro. Em contrapartida, isso garante o pagamento do benefício, sem interrupções. A ideia é minimizar fraudes e créditos indevidos – que ainda não bem comuns.

>Segurados do INSS precisam ficar atentos as 5 novas regras do empréstimo consignado

A prova de vida pelo celular e com selfie para Aposentados e Pensionistas ainda será um teste inicial. Para a primeira fase, o INSS irá selecionar apenas um grupo de pessoas que receberam o comunicado do órgão. quem estiver na lista terá que fazer o procedimento. cerca de 600 mil pessoas serão escolhidas.

>Novos descontos fraudulentos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS

No caso dos demais segurados que não participarem do teste, portanto, continua a valer a prorrogação do prazo dessa obrigatoriedade – até segunda ordem do próprio INSS.

Reconhecimento facial

Até hoje, a comprovação de vida era validada pela presença do segurado em uma agência bancária, pela leitura biométrica da digital e apresentação de um documento pessoal e original com foto.

>Décimo quarto (14º) de aposentados do INSS pode ser aprovado sem passar pelas comissões

No processo pela internet, a lógica é a mesma, com a vantagem de poder fazer tudo isso online. Para isso, o INSS deverá fazer a prova de vida pelo celular e o reconhecimento facial. Dessa forma, o segurado terá que tirar uma foto do seu rosto, para facilitar a identificação.

Um detalhe importante é que o idoso ou segurado terá que utilizar um aparelho próprio. Ou seja, tirar realmente uma selfie e enviar pela plataforma oficial – o Meu INSS.

>Nova autorização do INSS libera Prova de vida dos aposentados com representante não cadastrado

Análise e cruzamento de informações pessoais

As imagens recebidas pelo INSS, serão avaliadas e, a partir de vários bancos de dados, será feito o cruzamento de todas as informações, para comprovar que o segurado da foto é quem realmente diz ser. Os documentos oficiais como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Título de eleitor também podem ser utilizados como base comparativa pela Previdência Social.

>INSS libera hoje pagamentos do BPC, aposentadorias e pensões do INSS

Ainda em estudo está também o uso da biometria, que seria mais um importante validador. Esse mesmo procedimento é mais seguro e já é utilizado na abertura de contas digitais em bancos ou em solicitação de empréstimos consignados, por exemplo.

Veja agora quais são as 3 vantagens da prova de vida pelo celular, a distância do INSS:

1 – Sem filas e esperas

Com o processo online, os segurados não precisam enfrentar filas ou terão que aguardar em espera.

>Aposentados e Pensionistas do INSS só terão desconto no empréstimo em até 90 dias

2 – Sem necessidade de deslocamento e de representantes locais

Na ponta do lápis, isso também pode ser traduzido como economia. Outra vantagem é que, mesmo os segurados acamados ou impedidos de se deslocar, podem fazer a comprovação de vida pelo Meu INSS.

>6 principais revisões da aposentadoria do INSS que pode até dobrar o valor que você recebe

3 – Sem risco de suspensão do benefício

Quem não fizer a prova de vida, dentro do período proposto, pode ter o benefício bloqueado ou suspenso. Em outras palavras, pode ficar sem receber o pagamento do mês e os futuros.

Para evitar esse risco e com a opção de fazer a prova de vida pelo celular, receberá o benefício quem efetivamente tiver direito. Portanto, quem estiver certinho quanto às suas obrigações com o INSS, terá a aposentadoria ou pensão normalmente e não será prejudicado.

>Veja se o INSS incluiu você para receber até R$ 63 mil do 7º lote de atrasados

Fontes: Reportagem do INFORME BRASIL com informações de INSS e site Bxblue