Pausa nas prestações do Minha Casa Minha Vida é ampliada para 180 dias

Pausa nas prestações do Minha Casa Minha Vida é ampliada para 180 dias
Pausa nas prestações do Minha Casa Minha Vida é ampliada para 180 dias – Fonte: EBC/Agência Brasil

Pausa nas prestações do Minha Casa Minha Vida é ampliada para 180 dias.

Caixa disponibilizou a possibilidade de ampliação da pausa nas prestações dos créditos habitacionais do Programa Habitacional (Faixas 1,5, 2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) para um período de até 180 dias.

Os clientes, pessoas física e jurídica, que já tiveram a pausa temporária de 120 dias concluída poderão prorrogar o prazo por mais 60 dias. Quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias.

>Aprovada a suspensão de prestações do Minha Casa Minha Vida durante a crise

Para as empresas, a opção de pausa é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais (modalidade individual). As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão estendidas para até 180 dias, porém não poderão ser utilizadas em conjunto com a pausa.

>Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial

Alternativa para enfrentar a crise

A medida faz parte das ações do banco para oferecer aos clientes alternativas para enfrentar os efeitos causados à economia pela Covid-19. Para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, “estender a pausa é mais uma medida importante do banco no suporte ao planejamento das famílias brasileiras nesse período de pandemia e à retomada da economia”.

>Projeto de lei garante aposentadoria especial para trabalhadores de aplicativos

Até o momento, mais de 2,4 milhões de mutuários já solicitaram a pausa na prestação habitacional. A Caixa já registrou mais de 2,1 milhões de solicitações pelo aplicativo Habitação Caixa, além de cerca de 170 mil atendimentos pelo telesserviço. Atualmente, 22 serviços são oferecidos pelo banco por meio do aplicativo e do telefone, para maior comodidade e segurança dos clientes.

>Projeto cria auxílio de R$ 300 a frentistas por três meses

Durante o período de pausa, o contrato não está isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração.

>Projeto cria a Bolsa Estudantil Emergencial para estudantes da educação básica e superior

Quem pode solicitar

  • Clientes pessoa física com contratos em dia ou com até 180 dias em atraso (clientes que utilizaram o FGTS para reduzir uma parte da prestação também podem optar pela pausa);
  • Clientes pessoa jurídica com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias (duas prestações).

>INSS libera hoje pagamentos do BPC, aposentadorias e pensões do INSS

Como solicitar

Os clientes pessoa física podem solicitar a pausa de 180 dias ou a prorrogação do período de pausa por mais 60 dias para os contratos já atendidos pelo aplicativo Habitação Caixa, pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opção 2 – 4 – 2.

>Mais 805 mil novas pessoas são aprovadas para receber Auxílio Emergencial

Os clientes pessoa jurídica podem solicitar a pausa para contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais pelo número 0800 726 8068, opção 2 – 4. Ou com o auxílio do gerente de relacionamento. Para contratos de financiamento à produção de empreendimentos, a solicitação pode ser realizada somente por meio do gerente de relacionamento, que deve ser acionado preferencialmente por meio eletrônico.