Instagram e Facebook estão ainda mais próximos da união plena

Instagram e Facebook estão ainda mais próximos da união plena
Instagram e Facebook estão ainda mais próximos da união plena

Instagram e Facebook estão ainda mais próximos da união plena.

O Facebook tem alguns dos aplicativos mais usados ​​em todo o mundo; à de sua própria rede social, devemos agregar outras como Instagram ou WhatsApp.

Embora esses serviços tenham começado de forma independente, todos sabiam que era uma questão de tempo antes que eles se unissem sob o guarda-chuva do Facebook, compartilhando os dados de seus usuários; um processo que tem muitas complicações legais, especialmente na União Europeia.

>Como remover publicidade que não te interessa no Facebook e Instagram

Agora o Facebook deu um passo gigantesco para a união de seus serviços, com uma nova funcionalidade que permite aos usuários de dois de seus aplicativos se comunicarem entre si.

Até agora, isso não era possível porque o Instagram funcionava de forma independente, com uma base de usuários própria desconectada das do Facebook; algo que muitos usuários preferem, já que no Instagram o uso do nome verdadeiro não é obrigatório, como no Facebook.

>Veja como colocar vários links na biografia do seu Instagram

Fusão completa?

A nova funcionalidade apresentada pelo Facebook vem junto com a renovação das mensagens diretas do Instagram, que passaram a usar a plataforma Messenger. Os usuários verão uma nova opção para “melhorar a experiência” de mensagens, ganhando opções que o Instagram não tem, como emojis, a possibilidade de assistir a vídeos com outra pessoa ou mudar a cor do chat.

Hoje foi anunciado que, além disso, será oferecida a possibilidade de conversar com amigos que usam o Facebook e que não temos no Instagram. Se o selecionarmos, ao iniciar uma conversa, o aplicativo notificará automaticamente o outro usuário com uma notificação, e ele poderá bater um papo conosco sem ter que instalar o Instagram.

Isso funciona mesmo se o usuário do Instagram não tiver uma conta no Facebook; mas isso pode abrir a porta para muitas dores de cabeça de privacidade. Por este motivo, o Facebook apresentou mais um centro de controlo, no qual será possível limitar quem nos pode contactar através do Messenger. A partir daqui também será possível desativar completamente a função e isolar-nos do Facebook e do Messenger.

>Aprenda a fazer sorvete instantâneo super fácil com apenas 1 ingrediente!

A funcionalidade, que chegará aos usuários a partir de hoje, permite a comunicação entre o Instagram e o Messenger, sem a necessidade de usar o outro aplicativo. Em outras palavras, se usarmos o Instagram, podemos enviar uma mensagem para um usuário do Messenger como se estivéssemos usando aquele aplicativo.

Claro, Messenger é o aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook e, portanto, é o mesmo que entrar em contato com usuários do Facebook diretamente do Instagram. Para o Facebook, em curto prazo, essa novidade é uma forma de tornar mais fácil para os usuários do Instagram usarem seus outros serviços; mais interessante é que, a longo prazo, esse é o princípio da união de todos os seus serviços.

O WhatsApp será o próximo serviço a aderir, embora no momento não haja data ou anúncio oficial. Se o Facebook tiver sucesso, eventualmente terá uma boa fatia do mercado de mensagens sob seu controle. O Facebook não confirmou em quais países esta opção estará disponível pela primeira vez.

>Facebook: ‘modo escuro’ começa a aparecer no aplicativo móvel

Veja mais