Descubra por que você não deve jogar fora a água onde cozinhou o macarrão

Descubra por que você não deve jogar fora a água onde cozinhou o macarrão
Descubra por que você não deve jogar fora a água onde cozinhou o macarrão

Por que você não deve jogar fora a água onde cozinhou o macarrão.

Uma vez que a massa está pronta, é comum deixarmos escorrer a água do cozimento, um erro grave. Na realidade esse líquido é muito útil em casa e poucos sabem tudo o que pode ser feito com ele.

>Jantar rápido e fácil: macarrão gratinado com presunto e queijo em 10 minutos

Depois de fervida a massa, basta passar a água por uma peneira e ela estará pronta para o uso. Preste atenção às diferentes maneiras em que essa substância pode ser usada.. Aqui deixamos algumas ideias.

>Creme de Chantilly: sem creme de leite e com apenas 2 ingredientes

1. Para cozinhar vegetais

Uma ótima maneira de colocar de outra forma é cozinhar vegetais no vapor. Coloque a água em uma panela e adicione os vegetais para manter seu valor nutricional.

2. Base para os molhos

Uma grande dica do chef italiano é economizar água depois de coar a massa e adicionar um pouco no molho que está preparando, seja pesto, bolonhesa, carbonara, entre outros. Isso dará à mistura um pouco mais de consistência, se for muito aquosa.

>Como fazer gel de linhaça para seu cabelo crescer muito e mais rápido

3. Para embeber legumes

A água da cozedura, sendo ligeiramente salgada, pode ser utilizada para molhar leguminosas secas, como grão de bico ou lentilha. Os especialistas recomendam usar o líquido da massa para deixá-las dentro um dia antes de prepará-las.

4. Como caldo para sopas

A água do macarrão terá um pouco do amido e do sabor do macarrão, então você pode adicionar alguns vegetais e se tornar um excelente caldo em sopas.

>Nogado de aveia sem manteiga, super rico e muito fácil

5. Máscara para hidratar o cabelo

Não é apenas ideal para refeições, mas também para cuidados pessoais. Os nutrientes (sais minerais e amido) encontrados na massa na hora da fervura permanecem na água, por isso é bom usá-la para hidratar e fornecer nutrientes aos cabelos. Deixe agir por um 15 minutos antes de lavar para que fique bem macio.

>O que é ganache e como preparar essa massa básica?

6. Detergente de louça caseiro

O amido encontrado na água é ideal para lavar louça, talheres ou copos de cristal, pois funciona muito bem como detergente natural. Deixe os seus utensílios de molho neste líquido durante alguns minutos antes lavá-los.

7. Para regar as plantas

A água de cozimento do macarrão, especialmente se você usou muito pouco sal, pode ser usada para regar as plantas, a horta ou o jardim. Deixe esfriar e coloque no regador.

Veja mais