O que é ganache e como preparar essa massa básica?

O que é ganache e como preparar essa massa básica?
O que é ganache e como preparar essa massa básica?

O que é ganache e como preparar essa massa básica?

O ganache é um termo comumente ouvido no mundo da pastelaria, mas muitas vezes não sabemos exatamente o que esse termo se refere ou do que se trata a preparação.

Por ser um alimento básico da cozinha, vamos te dizer o que é ganache e também como fazer, pois conhecer esse procedimento é muito útil para quem gosta do mundo da pastelaria e principalmente do chocolate.

>Como fazer uma mousse de doce de leite com chocolate em 10 minutos

Ganache é uma preparação básica de confeitaria em que chocolate e chantilly se misturam sempre para fazer trufas, bombons de chocolate, recheios ou coberturas para bolos e decoração para produtos de pastelaria.

Além desses dois ingredientes essenciais, que são o chocolate e o creme de leite, você também pode adicionar outros elementos para dar sabor ao ganache ou dar-lhe outra textura que desejar.

>Alfajores merengue: uma receita ideal para os amantes de doces

Quantos tipos de chocolate existem e qual é o mais saudável?

A textura do ganache depende diretamente da proporção de chantilly e chocolate. Quando você tem uma proporção maior de chantilly, a textura não é muito consistente e macia, que em temperatura ambiente é quase líquida. Esta textura é ideal para uso em recheios de chocolate ou outras preparações.

Por outro lado, quando você tem uma proporção maior de chocolate, obtém um ganache muito mais firme e consistente, quase como uma pasta. Esta forma é ideal para fazer trufas e cobri-las com cacau.

>Como fazer biscoitos de queijo com rapidez e facilidade

Na verdade, o preparo de um ganache pode ser feito com qualquer tipo de chocolate e seu procedimento é muito simples. A primeira coisa a fazer é levar uma xícara de chantilly para ferver em uma panela e esperar que ferva. Enquanto isso, você deve picar o chocolate, ou se não quiser cortá-lo, compre em lascas e não se preocupe com esse ponto, bastando colocá-lo em uma tigela.

Quais são os benefícios do chocolate amargo para a saúde?

Já que o creme de leite ferverá, você deve despejar o creme de leite sobre o chocolate e com um batedor de balão integrar o creme e o chocolate. Como tudo está bem incorporado, deve-se colocar o plástico em contato com a mistura para evitar que se forme um creme em cima da mistura e leve à geladeira até a consistência desejada.

>Aprenda a preparar deliciosos e saudáveis chips de abobrinha

Este é o procedimento a seguir sempre que você fizer um ganache, você só pode variar as proporções de creme ou chocolate, dependendo do seu gosto e se quiser dar sabor, pode adicionar um pouco de licor, baunilha ou qualquer outro elemento de sua preferência. Como podem ver, fazer um ganache é extremamente simples e se faz sobremesas com frequência, será sempre útil saber como prepará-lo.

Veja mais