A razão pela qual você nunca deve manter batatas e cebolas juntas

A razão pela qual você nunca deve manter batatas e cebolas juntas
A razão pela qual você nunca deve manter batatas e cebolas juntas – Foto: Getty Images / iStock Photo

A razão pela qual você nunca deve manter batatas e cebolas juntas. A sua combinação é imprescindível nas múltiplas preparações culinárias e tende a agradar até as pessoas mais exigentes. No entanto, batata e cebola nem sempre formam um bom par, principalmente na hora de preservá-los.

>Cinco benefícios impressionantes que a cebola tem para sua saúde

O culpado é o etileno, gás que frutas e vegetais liberam naturalmente ao amadurecer, o que faz com que mudem de tonalidade, obtenham uma textura mais macia e alcancem o sabor e o aroma que os caracterizam.

É necessário que o alimento alcance seu ponto ideal

O etileno é um gás que frutas e vegetais liberam naturalmente quando amadurecem.

>Omelete de batata: a receita exata para torná-la perfeita

Esse gás é necessário para que os vegetais cheguem ao ponto ideal, mas pode se tornar um inconveniente se armazenarmos ingredientes que o produzem em grande quantidade junto com outros que não o produzem.

É o caso da batata, que embora não seja um dos alimentos que mais libera etileno, quando apresenta cortes e a casca começa a enrugar, a emissão aumenta. Se isso acontecer quando armazenado com cebola, esta se deteriorará mais cedo.

>A solução definitiva para não chorar ao cortar cebola

Como a durabilidade da cebola é semelhante à da batata, é comum que elas acabem sendo armazenadas juntas. Mas não é conveniente, pois são mais propensos a apodrecer ou desenvolver mofo. E é inútil retirar as partes mais pobres e cozinhar o resto, porque na maioria das frutas e vegetais – exceto cenoura, pimentão e repolho – os filamentos do micélio do cogumelo podem facilmente penetrar no resto dos alimentos, embora nossos olhos não percebam.

>O melhor truque para descascar batatas em segundos

A Organização de Consumidores e Usuários (OCU) explica neste relatório que os fungos podem produzir substâncias tóxicas chamadas micotoxinas, capazes de induzir câncer e alterações genéticas. Portanto, é melhor não reutilizar os alimentos  quando eles atingem esse estado.

>O truque para cortar cebola com facilidade e rapidez

Como conservar cebolas?

A melhor forma de guardar as cebolas é na geladeira, onde podem durar até dois meses. Mas, ao fazer isso, devemos também tentar não armazená-las com outros produtos que liberem grandes quantidades de etileno. São tomates, maçãs, morangos, abacates e muitos mais.

>Croquetes de batata recheados, uma opção saudável para o almoço ou jantar

Lembre-se também que não é aconselhável lavá-los antes de guardá-los, pois a umidade acelera o processo de deterioração.

Veja mais