A solução definitiva para não chorar ao cortar cebola

A solução definitiva para não chorar ao cortar cebola
A solução definitiva para não chorar ao cortar cebola

A solução definitiva para não chorar ao cortar cebola

Ao cortar a cebola é completamente natural derramar algumas lágrimas, mas algumas pessoas acham totalmente irritante e até a queimação dura várias horas. Com esses truques, a cozinha ficará mais amigável e simples. Basicamente, você chora porque a cebola libera componentes de enxofre que, ao entrarem em contato com a superfície aquosa do olho, se transformam em substâncias químicas que estimulam os nervos sensoriais da córnea.

>Truques caseiros para deixar seus dentes mais brancos com ingredientes naturais

Ao cortar a cebola, muitos acabam com os olhos lacrimejantes, enquanto outros, por estarem a poucos metros desse vegetal, começam a rasgar.

Mas por que esse fenômeno ocorre? De acordo com especialistas, a cebola armazena produtos químicos, como componentes de enxofre. Provocamos várias reações bioquímicas ao misturar essas substâncias com enzimas, que produzem o fator de lágrima.

>Sobremesa fácil: pudim na caneca em 3 minutos no microondas

Quando entra em contato com a superfície aquosa do olho, é transformado em substâncias químicas que estimulam os nervos sensoriais da córnea. Essa estimulação chega ao cérebro e desencadeia a produção de lágrimas.

Existem 4 maneiras de reduzir o incômodo das cebolas durante o corte. Algumas delas são:

1. Corte a cebola embaixo d’água: a mesma reação que ocorre na superfície aquosa dos olhos ocorre embaixo da água da torneira, evitando-se irritações oculares. 

2. Proteja seus olhos : para evitar o choro, outra recomendação pode ser o uso de óculos de proteção. Eles não precisam ser sofisticados, alguns óculos escuros comuns ou óculos ópticos podem funcionar.

3. Congele ou resfrie a cebola antes de cortá-la: em baixas temperaturas, as enzimas responsáveis ​​pela produção do fator de lágrima perdem sua eficácia.

>É necessário desinfetar o dinheiro? Aqui estão algumas recomendações

4. Corte com uma faca fina e afiada: Ao fazer cortes mais finos, há menos quebras de células na cebola, por isso a emissão de gases irritantes é muito menor.

A cebola é melhor crua ou cozida?

Para evitar a redução do teor de vitaminas, a recomendação dos nutricionistas é consumi-la crua, pois nutrientes como a vitamina C são sensíveis a calor.

A cebola possui alto teor de água, fibras e propriedades saciantes. Tem baixo valor calórico e fornece cálcio, magnésio e vitamina C.

>Descubra o que acontece com seu corpo se você comer maça todos os dias

Veja mais