WhatsApp Web: é possível saber quem está online sem entrar no perfil?

WhatsApp Web: é possível saber quem está online sem entrar no perfil?
WhatsApp Web: é possível saber quem está online sem entrar no perfil?

WhatsApp Web: é possível saber quem está online sem entrar no perfil? O WhatsApp não oferece suporte nativo a essa funcionalidade, mas existem métodos que a oferecem. Eles são seguros?

Você está usando o WhatsApp diariamente? Talvez você já tenha se perguntado por que não existe uma forma direta de saber quem está conectado no aplicativo sem ter que inserir o perfil de cada contato. O aplicativo de mensagens não mostra uma lista com sinais de conexão como outros aplicativos fazem, por exemplo, Facebook Messenger.

>>WhatsApp: por que usuários receberam ligações perdidas do ano 1970?

A verdade é que uma simples pesquisa online pode nos dar algumas soluções rápidas que parecem convincentes, mas você deve ter muito cuidado ao aplicá-las. Explicamos por quê.

Se você está procurando especificamente por truques para identificar quais contatos estão conectados ao WhatsApp, é provável que encontre um método que o convida a usar ferramentas que podem parecer seguras, mas podem não ser.

Um dos truques mais conhecidos é aquele que nos pede para usar o WhatsApp Web —ou seja, usar um laptop ou PC— e tirar proveito das muitas ferramentas oferecidas na Chrome Web Store, a extensão de armazenamento do popular navegador.

>>Twitter permitirá que você envie áudios de forma privada como WhatsApp

Embora a Chrome Web Store seja um site oficial, nem tudo que você vê lá é necessariamente confiável. Por exemplo, o plugin WA Web Plus para WhatsApp (o mesmo que é recomendado em muitos portais e que promete informar quem está online em um piscar de olhos) pode causar problemas.

O dilema é que essa extensão usa funções desenvolvidas pela mesma equipe do WhatsApp Plus, a polêmica versão não oficial do aplicativo. O risco é que o próprio blog oficial avisou há algum tempo que bloquearia qualquer conta que usasse aplicativos não suportados, como o próprio WhatsApp Plus, GB WhatsApp, entre outros.

Embora a versão mencione apenas diretamente o “uso desses aplicativos”, o uso de suas ferramentas pode ter o mesmo resultado. Afinal, estaria em execução o mesmo código desses aplicativos, o que poderia ser detectado pelos servidores oficiais do WhatsApp. Portanto, sua conta pode ser suspensa.

>>WhatsApp: como ler os backups de conversas como se estivesse no app?

Por outro lado, a Chrome Web Store não está livre de plug-ins maliciosos. Nos últimos meses, mais de uma extensão com código de malware foi encontrada na loja. Quando se trata de WhatsApp, não há uma maneira direta de saber se o uso dessas extensões resulta em um banimento, mas é melhor não arriscar.

Concluindo, por meio de algumas ferramentas disponíveis no WhatsApp Web, é possível saber quem está online sem precisar entrar em seu perfil. No entanto, os métodos não são oficiais e podem violar os termos de serviço, independentemente de quem os criou.

Veja mais