Os 5 erros que estragam o seu bife de carne grelhado

Os 5 erros que estragam o seu bife grelhado de carne
Os 5 erros que estragam o seu bife grelhado de carne – Foto: Freepik

Os 5 erros que estragam o seu bife de carne grelhado.

É uma opção prática e nutritiva: se você não tem muito tempo para cozinhar, você compra um bom pedaço de carne e cozinhar na grelha.

>Doce saudável: tortinhas de aveia e iogurte imperdíveis

Em poucos minutos, e acompanhado de uma salada, você obtém nutrientes de qualidade. Mas, para isso você deve evitar alguns erros que podem estragar seu bife.

1. Compre carne a vácuo

Parece uma boa maneira de manter seu bife na geladeira por alguns dias, mas de acordo com os especialistas, a preservação a vácuo não é o melhor para carne. O vácuo absorve os sucos. Por isso, ao comprar carne, peça para embrulhar e no dia seguinte retira-a da geladeira com antecedência.

>Prepare deliciosos churros de chocolate caseiros na fritadeira

2. Da geladeira para a panela

Você está com pressa e acaba jogando o bife recém-saído da geladeira na panela. Um grande erro. A mudança repentina de temperatura faz com que a carne se contraia. E também, se você cozinhar pouco, você come frio por dentro. O ideal é deixar a carne fora da geladeira por 3 ou 4 horas para esquentar.

3. Grelha ou frigideira fria

Novamente com pressa, joga o bife na frigideira, sem esperar que esteja quente. Outro erro. Depende da espessura da carne, mas o fogo tem que ter força suficiente para não tirar água, se o fogo for forte os sucos da carne serão selados. Se a panela estiver fria e o fogo baixo, ela vai liberar água e cozinhar.

>Como fazer este bolo irresistível de três leites muito simples de preparar

4. Vire ou fure o bife constantemente

Não perca a paciência nem recorra a cortes na carne para saber se está pronta ou não. Também não vire o bife constantemente, pois isso interromperá a caramelização e o fluxo de sucos em seu interior. Também não a esmague, pois distorce as figuras da carne.

Os especialistas concordam que a carne deve ser manuseada o menos possível, embora cada um tenha seu próprio método de cozimento “perfeito”.

>Torta de presunto e queijo: um almoço rápida no liquidificador

5. Tempero nos momentos difíceis

Outra prática comum que você deve evitar: salgar a carne antes de colocá-la na frigideira. É assim que a carne começa a soltar água e isso não nos interessa. O corte vai perder líquido, vai ficar mais seco.

Veja mais