Milhares de contas do Spotify hackeadas: como se proteger?

Milhares de contas do Spotify hackeadas: como se proteger?
Milhares de contas do Spotify hackeadas: como se proteger?

Milhares de contas do Spotify hackeadas: como se proteger?

Um grupo de criminosos informáticos revelou na Internet os dados de acesso de 350.000 utilizadores da plataforma de streaming de música Spotify, incluindo as respetivas palavras-passe, que foram armazenadas num servidor de forma insegura, após o seu roubo.

Isso foi descoberto pelos pesquisadores de cibersegurança do vpnMentor Ran Locar e Noam Rotem, de acordo com o jornal digital CNET, que perceberam a existência de um banco de dados desprotegido enquanto faziam uma busca por dados não seguros na Internet.

Para acessar as contas expostas, os cibercriminosos não usaram nenhuma violação de dados do Spotify, mas, em vez disso, obtiveram através da técnica de enchimento de credenciais, “enchimento de credenciais”.

>>Líder mundial: Spotify compra a empresa de podcasts Megaphone

Para fazer isso, eles usaram os nomes de e-mail e as senhas de outras contas de serviço de Internet expostas e tentaram obter aquelas que correspondiam às do Spotify porque os usuários repetiram as senhas.

No entanto, assim que obtiveram um banco de dados de 350.000 contas do Spotify, os invasores o armazenaram em um banco de dados inseguro na nuvem, para que qualquer usuário da Internet pudesse acessar esses dados de login.

Na verdade, entre as informações, também foram descobertos endereços IP que parecem corresponder aos usados ​​pelos próprios dispositivos dos atacantes.

>>Spotify vai aumentar os preços: CEO acredita que usuários irão pagar

Não se sabia no momento da publicação desta nota para que serviam as credenciais roubadas do Spotify, mas os pesquisadores aconselharam os usuários a não repetir senhas em diferentes serviços ou a alterá-las em caso de dúvida, pois outros criminosos mais perigosos poderiam tê-las. tem também.

Por sua vez, a plataforma de streaming de música sueca recomenda que seus usuários façam os seguintes ajustes para evitar, como neste caso, os cibercriminosos de obter acesso às contas.

  • Mude sua senha com frequência.
  • Use uma senha longa que contenha uma combinação de letras, números e caracteres especiais.
  • Tenha uma senha diferente para cada serviço online que usar.
  • Mude sua senha com frequência.
  • Elimine aplicativos de terceiros que têm acesso ao seu Spotify.
  • Mantenha o firmware, sistema operacional e antivírus do seu dispositivo atualizados.

>>Atualização do Spotify permitirá incluir músicas completas em podcasts