Atualização do Spotify permitirá incluir músicas completas em podcasts

Atualização do Spotify permitirá incluir músicas completas em podcasts
Atualização do Spotify permitirá incluir músicas completas em podcasts

Atualização do Spotify permitirá incluir músicas completas em podcasts.

O Spotify está realizando uma série de testes para permitir que os criadores de podcast incluam peças musicais de artistas em seus programas sem se preocupar com direitos autorais.

Os criadores de podcast no Spotify podem adicionar todas as músicas que quiserem usando a plataforma Anchor.

>>Spotify ressuscita o rádio: nova maneira de curtir música com comentários

Quando a funcionalidade for lançada oficialmente, os criadores de podcast terão que usar Anchor, uma plataforma gratuita que possuem para criar podcasts, com a qual podem tocar músicas sem problemas legais.

Claro, eles só poderão transmitir seus podcasts do Spotify e não poderão fazê-lo de outras plataformas, pois isso poderia levar a problemas jurídicos por não respeitar os direitos autorais.

O Spotify explicou que o formato em que os podcasts são criados a partir do Anchor permite que os podcasters tratem essas músicas como uma lista de reprodução, facilitando a inclusão dessas peças musicais.

>>Spotify permitirá que você procure músicas por suas letras

Assim, no Spotify, os criadores podem moldar seu próprio programa de rádio ou se tornar um DJ de streaming, algo que em outras plataformas, como o Facebook, pode atualmente ser um problema.

Por enquanto, este novo formato de podcast interativo foi lançado em fase de testes e está disponível apenas para podcasters na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido, que poderão postar novas músicas dos artistas e promovê-las se use âncora.

>>Spotify atualiza e adiciona três melhorias às listas colaborativas

No que se refere ao pagamento de royalties pelas peças musicais que podem ser transmitidas nos podcasts, o Spotify utilizará os convênios que já possui com as gravadoras dos artistas para a reprodução de suas músicas na plataforma.

Quanto aos ouvintes de podcast, apenas aqueles com assinaturas premium poderão desfrutar das músicas em tempo integral.

Os usuários da versão gratuita do Spotify só terão acesso a uma prévia das músicas com duração de 30 segundos, o que é lógico considerando que eles não gostam da função de tocar músicas diretamente, apenas aleatoriamente.

>>Novidade do Spotify traz de volta as músicas antigas mais favoritas

Veja mais