Facebook lança serviço gratuito de jogos na nuvem como Stadia ou Xbox

Facebook lança serviço gratuito de jogos na nuvem como Stadia ou Xbox
Facebook lança serviço gratuito de jogos na nuvem como Stadia ou Xbox

Facebook lança serviço gratuito de jogos na nuvem como Stadia ou Xbox.

Já temos várias opções para desfrutar de videogames na nuvem, como o xCloud do Xbox Game Pass ou o Stadia do Google. Agora, mais uma opção foi adicionada, a partir de um nome que você não esperava: Facebook.

Os videogames na nuvem diferem dos demais por não serem executados em nosso dispositivo, mas em servidores que fazem o “trabalho duro”. É graças a isso que podemos reproduzir com nosso celular títulos que nunca poderíamos executar, apenas por ter uma conexão com a Internet.

Agora o Facebook anunciou que também investiu nessa tecnologia, e agora a oferece a todos os usuários de sua plataforma de jogos do Facebook; mas seu projeto é muito diferente da Microsoft e do Google.

>>Como descobrir quem rejeitou seu pedido de amizade no Facebook?

Facebook Gaming com a nuvem

A partir de hoje, cerca de cinco jogos do Facebook Gaming podem ser desfrutados sem precisar baixar nada, bastando iniciar o aplicativo do Facebook ou acessar o site oficial do projeto.

Os primeiros títulos acessíveis desta forma são:

  • Asphalt 9: Legends
  • Lendas móveis: aventura
  • PGA TOUR Golf Shootout
  • Solitaire: Arthur’s Tale
  • WWE SuperCard

>>Nova função: Facebook lança assinaturas e permite cobrar por conteúdo

O Facebook confirmou que mais títulos serão adicionados em breve, cobrindo todos os gêneros e tipos de jogos; Esses foram os jogos escolhidos porque a prioridade inicial é melhorar a latência, o tempo que leva para gravar a ação e exibi-la na tela. Esse é um dos grandes obstáculos para os jogos em nuvem, e é por isso que o Facebook decidiu começar pelo difícil: jogos de corrida e ação que são mais sensíveis a essas falhas.

Os jogadores mais entusiastas não perderão que se trata de jogos para celular. Pode parecer estranho, mas o Facebook Gaming não oferece console ou jogos para PC; na verdade, o Facebook esclareceu que eles não têm como objetivo substituir nossos dispositivos favoritos. Eles acreditam que os videogames na nuvem não substituirão os “tradicionais”, mas serão uma nova opção para começar a jogar.

O acesso a esses jogos é gratuito, pois para iniciar esses jogos estão disponíveis gratuitamente nas lojas de aplicativos.

>>Facebook Watch lança ‘Topics’: a possibilidade de seguir hashtags

Não em iOS

O Facebook também decidiu não oferecer suporte ao iOS para seus jogos em nuvem; ele está disponível apenas para Android e por meio do navegador de um computador. O Facebook aponta as políticas da Apple sobre jogos em nuvem como o motivo para não lançar esse recurso na App Store; Além disso, eles acreditam que têm limitações com o que pode ser alcançado no Safari, por isso não pensam em lançar a versão web para iOS, pelo menos por enquanto.

Este parece ser um lançamento um tanto estranho, muito diferente do xCloud ou Stadia; Ao contrário desses, o Facebook Gaming pretende ser uma forma de acessar jogos móveis e da web. Na verdade, se você tem um celular recente, não precisa jogar na nuvem: você pode baixar esses jogos diretamente.

Talvez seja melhor compreendido porque o Facebook garantiu que não lançará um serviço de nuvem separado; Portanto, esta é apenas uma opção que eles oferecem se já usamos o Facebook Gaming, não uma forma de conquistar o mercado de jogos.

>>Instagram permite criar chatbots usando o API do Facebook Messenger

Veja mais