Facebook adicionando reconhecimento facial a seus óculos inteligentes

Facebook adicionando reconhecimento facial a seus óculos inteligentes
Facebook adicionando reconhecimento facial a seus óculos inteligentes

Facebook adicionando reconhecimento facial a seus óculos inteligentes. Andrew Bosworth, vice-presidente de realidade aumentada e realidade virtual do Facebook, disse que atualmente há um debate sobre a possibilidade de adicionar funções de reconhecimento facial aos óculos inteligentes que o Facebook vai apresentar este ano.

O reconhecimento facial integrado aos óculos de realidade aumentada levanta questões sobre o respeito à legalidade e à privacidade dos pedestres.

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Embora os benefícios de uma função de reconhecimento facial em óculos de realidade aumentada sejam interessantes para o usuário, do Facebook eles estão cientes dos impedimentos legais com as regulamentações atualmente em vigor em muitos territórios, a começar pelos Estados Unidos, onde a legislação federal não permite isso.

Por exemplo, em 2008, uma Lei de Privacidade de Informações Biométricas (BIPA) foi aprovada no estado de Illinois que impedia empresas privadas de coletar e armazenar dados biométricos, como varreduras faciais, sem o consentimento do sujeito, mas essas são regulamentações que se tornaram desatualizadas e são difíceis de aplicar à situação atual.

Na verdade, o Facebook foi multado em 2020 em decorrência desse regulamento, tendo que pagar um valor superior a 650 milhões de dólares.

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Bosworth deu sua resposta após uma pergunta sobre isso de um funcionário durante uma das reuniões periódicas com os funcionários da rede social, que se preocupava com o possível uso por stalkers de uma função de reconhecimento facial implementada em óculos inteligentes que o Facebook planeja lançar 2021.

O vice-presidente da divisão de realidade aumentada e realidade virtual do Facebook explicou por meio de sua própria conta no Twitter que “o reconhecimento facial é uma questão muito controversa e tinha bons motivos para manter um debate público sobre seus prós e contras.

Nesse sentido, Maxine Williams, diretora do escritório de Diversidade do Facebook, expressou no mesmo encontro a conveniência do Facebook desenvolver seus próprios princípios relacionados ao reconhecimento facial, acrescentando que “só porque você pode [desenvolver algo] não significa que você tenha fazê-lo ”

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Reconhecendo que a empresa está ciente do potencial de discriminação e possíveis danos a terceiros decorrentes da inclusão do reconhecimento facial nos óculos inteligentes do Facebook.

A partir da rede social fundada por Mark Zuckerberg, argumenta-se que uma função automatizada de reconhecimento facial incluída em seus óculos inteligentes serviria para adicionar uma camada de informações com os dados pessoais disponíveis no Facebook quando alguém está na frente de uma pessoa cujo nome eles não podem lembre-se de poder conhecer também outros dados relevantes que essa pessoa tenha adicionado ao seu perfil.

Também seria de grande ajuda para aqueles que sofrem de um tipo de doença que, por causa da cegueira seletiva , os impede de reconhecer ou memorizar rostos.

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É importante lembrar que o Facebook possui um dos maiores arquivos de fotografias do mundo, publicadas pelos usuários da rede social, e também conta com a ferramenta DeepFace, capaz de identificar os usuários e marcá-los nas imagens em que aparecem.

Essa ferramenta não é comercializada, ao contrário de outras tecnologias de identificação facial semelhantes, como a Amazon, que foram licenciadas para uso por empresas e órgãos públicos.