Veja os principais benefícios da centella asiática para a pele e saúde

Veja os principais benefícios da centella asiática para a pele e saúde
Veja os principais benefícios da centella asiática para a pele e saúde

Veja os principais benefícios da centella asiática para a pele e saúde. Pouco se sabe sobre essa planta, que faz parte dos remédios tradicionais asiáticos e africanos, e tem sido usada com fins terapêuticos há mais de 3.000 anos por suas diversas propriedades para o corpo. É por isso que hoje dizemos quais são os benefícios da gotu kola para a pele.

Centella asiática é extraído da planta Gotu Kola, é pequeno, de cor verde e tem flores brancas e rosa e geralmente cresce nas áreas mais úmidas com pouca luz. É também conhecido como “bálsamo do tigre”, como diz a lenda que os tigres de Bengala se reviraram em plantas centella asiática para curar e aliviar suas feridas.

Seus usos tradicionais dependem da região geográfica, mas na Ásia em geral, é amplamente utilizado como tônico mental, analgésico, antimicrobiano, antiviral, etc. No entanto, o denominador comum do uso tradicional em todos os países é o tratamento de doenças de pele. E agora é usado em cosméticos.

>>Saiba como recuperar a firmeza da pele do rosto em apenas cinco etapas

Propriedades regenerativas

Tem propriedades cicatrizantes, regeneradoras, reparadoras e renovadoras na pele e nas mucosas devido aos seus componentes que estimulam e potenciam a produção de colágeno, proteína que intervém na pele, articulações, ossos e músculos.

Benefícios para a pele e cabelo

Outro benefício é a permeabilidade capilar e a cura natural. Bem como cura natural. Ajuda a prevenir a formação e persistência de cicatrizes. Também apresenta efeito dermoprotetor e anti-inflamatório, é indicado em eczemas, furúnculos, dermatites atópicas e picadas de insetos.

>>Máscara facial esfoliante de café e mel para remover os pelos encravados

Beneficia a saúde das veias

Centella asiática se destaca como um bom remédio para tonificar as veias e prevenir a insuficiência venosa ; Também se destina ao tratamento natural de flebite, varizes e hemorroidas. Em geral, é combinado com outras plantas que potencializam sua ação.

Outros benefícios

  • Efeito calmante, tornando-o ideal para peles sensíveis
  • Renovador de tecidos: é por isso que está incluído em muitos tratamentos antienvelhecimento.
  • Antioxidante: protege nossa pele dos radicais livres.
  • Vasoconstritor: melhora a circulação sanguínea.

>>Máscara facial de aloe vera caseira para cuidar dos poros abertos na pele

Contra indicações

Esta planta é geralmente segura para quase todas as idades e situações. Por apresentar taninos e alcaloides, é necessário tomar algumas medidas de segurança para evitar possíveis complicações no seu consumo. Não consumir em caso de gravidez, nem por via oral a crianças menores de 3 anos. Consulte seu médico antes de consumir.

Veja mais