Twitter agora avisa todos os usuários para “ler antes de retuitar”

Twitter agora avisa todos os usuários para "ler antes de retuitar"
Twitter agora avisa todos os usuários para “ler antes de retuitar” – Foto Techtudo

Twitter agora avisa todos os usuários para “ler antes de retuitar”.

O Twitter tem testado um recurso desde junho passado que exibia um aviso a alguns usuários quando eles estavam prestes a retuitar conteúdo informativo, como um link para uma história de jornal, sem lê-lo primeiro. Todos os usuários do aplicativo Twitter no iOS e Android verão a mensagem de aviso a partir de hoje.

Nessa mensagem, o Twitter informava que, antes de compartilhar essa informação, eles deveriam conhecê-la em profundidade para ter certeza de que realmente queriam compartilhá-la e concordar com o que está exposto nela.

>>Novo retuíte: Twitter muda sistema e torna mais difícil dar RT’s

O objetivo principal era tentar evitar que conteúdos imprecisos fossem viralizados ou apenas procurassem o clickbait com um título marcante, nada mais, mas sem oferecer conteúdo relevante dentro.

Depois de completar os testes com sucesso, o Twitter acaba de anunciar que a partir de hoje mostrará a todos os usuários da rede social – os mais de 186 milhões que possui por dia – aquela mensagem de alerta. Isso afetará os usuários do aplicativo de rede social para iOS e Android, embora os avisos ainda não sejam exibidos na versão para desktop.

>>Twitter nos permitirá editar fotos após sua polêmica do algoritmo racista

De acordo com os dados divulgados pelo Twitter, durante a fase de teste, os usuários abriram os artigos com 40% mais frequência depois de ver o anúncio na rede social. A

lém disso, os usuários que abriram artigos antes de retuí-los aumentaram 33%. A empresa também observa que mais usuários decidiram cancelar o retuíte após a abertura do artigo, embora neste caso não ofereça o percentual de crescimento.

O Twitter adota essa medida para estimular um diálogo mais amigável dentro da rede social e evitar a disseminação de boatos, notícias falsas e manchetes enganosas, algo que é especialmente preocupante com a celebração das Eleições Presidenciais nos Estados Unidos em apenas duas semanas.

>>CEO do twitter afirma que Bitcoin e blockchain são o futuro da rede social

Veja mais