INSS informa aos aposentados e pensionistas o adiamento da reabertura das agências: veja nova data

INSS informa aos aposentados e pensionistas o adiamento da reabertura das agências: veja nova data
INSS informa aos aposentados e pensionistas o adiamento da reabertura das agências: veja nova data

INSS informa aos aposentados e pensionistas o adiamento da reabertura das agências: veja nova data.

O atendimento presencial nas agências da Previdência Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi adiado. O adiamento consta na Portaria Conjunta n° 27 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do próprio INSS,no Diário Oficial da União.

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De acordo com a Portaria do INSS, a nova data de reabertura está prevista para o dia 3 de agosto de 2020. Com isso, o atendimento exclusivo por meio da internet fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

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Segundo o ministério, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

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“A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”, diz o ministério.

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De acordo com o ministério, as unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS disponibilizará um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

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“Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarão valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial”, garante o ministério.

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Nova Exigência do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também começou a notificar os beneficiários que fizeram algum requerimento ou que consta algum tipo de exigência. A notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho.

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O INSS também informou que já começou a entrar em contato com 325 mil pessoas por meio de ligações da Central 135 com os segurados que precisam cumprir exigências. Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).

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Além da notificação pelo Meu INSS e ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

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