Ganhar dinheiro com o TikTok: veja como você pode ser um dos criadores

Ganhar dinheiro com o TikTok: veja como você pode ser um dos criadores
Ganhar dinheiro com o TikTok: veja como você pode ser um dos criadores – Foto: Andrew Kelly/Reuters

Ganhar dinheiro com o TikTok: veja como você pode ser um dos criadores.

TikTok foi um verdadeiro sucesso entre os brasileiros. Se no início do ano seu uso já indicava que se tornaria uma tendência real, o confinamento pelo coronavírus fez com que muitos usuários fossem incentivados a abrir uma conta e a começar a enviar seus próprios vídeos.

>TikTok investe em nova função para ser mais viral no meio da crise com os EUA

O sucesso do TikTok no Ocidente foi tamanho que ele teve duas respostas específicas. Um, o do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, querendo acabar com o país; e outra de seu principal rival, o Instagram, que no início de agosto lançou o Reels, uma alternativa modelada no aplicativo chinês.

O aplicativo chinês de microvídeos não quer que o sucesso de seu aplicativo seja temporário e criou um pool de criadores com o qual deseja que os influenciadores permaneçam no aplicativo. Especificamente, este fundo distribuirá 60 milhões de euros entre milhares de usuários em toda a Europa, embora a aspiração da empresa seja que esse valor quase quadruplique nos próximos 3 anos.

>TikTok abrirá processo contra o governo de Trump por ordenar proibição

O que é o Fundo para Criadores?

“O Creators Fund oferece aos melhores e mais brilhantes criadores de TikTok a oportunidade de ganhar dinheiro com seu talento e criatividade”, explica a empresa. Entre esses criadores, eles procuram aqueles que possam contribuir com ideias criativas em assuntos de todos os tipos.

>Empresa vazou informações privadas de contas do TikTok, Instagram e YouTube

É por isso que eles querem que “os melhores e mais brilhantes criadores do TikTok” possam passar tempo na plataforma obtendo um retorno econômico dela. “Vemos o lançamento do Creator Fund como um primeiro passo para um novo mundo de oportunidades dentro da TikTok, onde nossos criadores podem levar sua criatividade, imaginação e ambição para o próximo nível”, detalha a empresa.

Num primeiro momento, este fundo será partilhado por toda a Europa e ascende a 60 milhões de euros, mas a ambição da empresa é que este fundo atinja 225 milhões de euros em 2023 “o que significa que ainda mais criadores terão a oportunidade de ganhar dinheiro com muito trabalho e criatividade.

>TwikTwok: Conheça nova plataforma que combina o TikTok e Twitter

O que está faltando?

Embora o TikTok esteja repleto de danças e desafios, eles não são incompatíveis com a capacidade de apresentar conteúdos interessantes sobre culinária, beleza, arte, esportes, animais de estimação, mágicos, DIY ou aprimoramento pessoal. E é justamente esse conteúdo de valor agregado que a empresa busca para sua plataforma.

>Quer fazer sucesso no TikTok? Com essas dicas, você se tornará viral em 3 dias!

A título de exemplo, entre os criadores já aprovados neste fundo estão a artista Cristina Luengo (@cluengoart), o fotógrafo Jordi Koalitic (@ jordi.koalitic), o divulgador @LavidadeTomas, o mágico @Emejotisa ou o professor do inglês @letsspeakenglish; contas que entre os cinco somam 23 milhões de seguidores.

No mês passado já escolheram alguns criadores para fazerem parte do fundo, no entanto, agora (quase) qualquer um pode fazê-lo, pois “dezenas de milhares de criadores de toda a Europa poderão candidatar-se”.

>TikTok pode ser fundido com o Twitter para evitar sua proibição nos Estados Unidos

Especificamente, para acessar o Fundo, será necessário atender a quatro requisitos iniciais :

  • Ter pelo menos 18 anos.
  • Acumule mais de 10.000 seguidores
  • Teve mais de 10.000 visualizações nos últimos 30 dias.
  • Publique conteúdo original de acordo com as diretrizes da comunidade TikTok.

>Como usar o Reels: nova ferramenta do Instagram concorrente do TikTok

Como solicitar?

No caso de atender às quatro demandas da empresa, você pode optar por fazer parte do fundo da empresa. Para fazer isso, basta seguir as etapas a seguir no próprio aplicativo TikTok.

  • A partir de uma conta Pro/criador, acesse a seção do Fundo para criadores onde você terá que acessar e clicar
  • em ‘Solicitar’.
  • Você deve certificar-se de que realmente atende aos critérios de elegibilidade e também deve confirmar que tem mais de 18 anos.
  • Leia e aceite o Contrato do Fundo para Criadores TikTok.
  • Depois de aprovado, você começará a ganhar dinheiro com base no desempenho de seu conteúdo.
  • O dinheiro acumulado pode ser consultado regularmente através do painel pessoal do Fund for Creators.
  • Continue criando para que seus vídeos continuem gerando receita.

>Triller: aplicativo pode assumir o ‘trono’ do TikTok após ser banido nos EUA

Veja mais