Facebook já está trabalhando em sua própria cópia do app Clubhouse

Facebook já está trabalhando em sua própria cópia do app Clubhouse
Facebook já está trabalhando em sua própria cópia do app Clubhouse

Facebook já está trabalhando em sua própria cópia do app Clubhouse. Prova de que o Clubhouse, a rede social de bate-papos de áudio de que todos falaram nas últimas semanas, está fazendo sucesso é o fato de só aparecerem competidores.

O Twitter desenvolve o Twitter Spaces há meses, uma função certamente semelhante e que já foi testada com alguns usuários – nós mesmos pudemos usar e é realmente muito semelhante ao Clubhouse –

E nos últimos dias também conversamos sobre o Quilt – similar, embora focado em questões de bem-estar – e Fireside, que está em desenvolvimento e será lançado ainda este ano.

>>Facebook: evite que estranhos encontrem seu perfil na rede social

O Facebook pode levar meses para preparar sua cópia do Clubhouse

Mas a prova definitiva é que o Facebook, empresa que tradicionalmente imita tudo que pode fazer sucesso em outras redes sociais, está preparando sua própria versão do Clubhouse.

Não surpreendentemente, isso acontece depois que o próprio Mark Zuckerberg teve uma participação surpresa em uma sala do Clubhouse na semana passada que atingiu o limite máximo de usuários permitidos ao mesmo tempo, 5.000, com os quais ele conversou sobre realidade aumentada e realidade virtual.

Agora sabemos que o Facebook prepara sua própria versão do aplicativo de bate-papo com áudio. De acordo com o jornal The New York Times, que cita fontes próximas à rede social, o desenvolvimento ainda está em uma fase muito preliminar e os engenheiros da empresa que estão envolvidos em sua criação estão estritamente proibidos de fazer declarações.

>>Facebook Messenger: saiba como bloquear mensagens de um contato

Isso significa que levaria pelo menos semanas – senão meses – para assistir ao lançamento de um recurso semelhante ao Clubhouse no Facebook. Parece que, nesta ocasião, o sucesso dos chats de áudio pegou a empresa de Mark Zuckerberg de surpresa, que demorará para ter seu produto pronto.

Lembre-se que mesmo o Clubhouse ainda está em beta, e seu lançamento oficial ainda não foi feito, mas nesse sentido o Twitter é muito mais avançado que o Facebook, já que o Spaces é quase uma realidade. Em qualquer caso, o Facebook não confirmou oficialmente que está trabalhando em uma plataforma de chat de áudio.

Depois de imitar o sucesso do Stories e copiar o Snapchat, tentando imitar o boom do TikTok com Instagram Reels, lançando seu próprio Tinder… não há dúvida de que mais cedo ou mais tarde, se o Clubhouse continuar a ser tão popular, o Facebook vai acabar tendo o seu própria funcionalidade de bate-papo com áudio… ou comprando um. Teremos que estar vigilantes.

>>Facebook Workplace: plataforma deixa de ter o plano gratuito

Veja mais