Estudo mostra que o hibisco pode ser mais eficaz do que o cloro

Estudo mostra que o hibisco pode ser mais eficaz do que o cloro
Estudo mostra que o hibisco pode ser mais eficaz do que o cloro

Estudo mostra que o hibisco pode ser mais eficaz do que o cloro. A Jamaica é um ingrediente muito conhecido no México porque costuma ser consumido em diversos pratos, usado para fazer águas doces e até fazer tacos com elas, mas os benefícios dessa planta vão além de uma delícia. O estudo mostra que o hibisco pode ser mais eficaz do que o cloro.

É uma flor originária da Ásia e da África tropical, mas que atualmente se desloca pelo mundo graças ao seu sabor e aos conhecidos benefícios do chá quente ou frio. A flor de hibisco que se produz no México é cultivada manualmente, por isso é normal que os custos sejam elevados em alguns casos se comparados aos importados.

>>5 usos estranhos que são dados à flor de hibisco e com certeza você não sabia

Benefícios do hibisco

Sempre foi reconhecida por ter propriedades medicinais e terapêuticas como a maioria das plantas, devido às suas vitaminas, minerais e compostos fitoquímicos que permitem ao organismo adquirir benefícios antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-hipertensivos.

Outro dos seus benefícios para a saúde é que é uma importante fonte de fibras para o corpo que ajuda a manter a saúde digestiva e cardiovascular, evitando a existência de colesterol mau no organismo e reduzindo o açúcar no sangue. Se você permitir, esta flor se tornará sua bebida e seu desinfetante favorito.

>>Isso é o que acontece se você beber água de hibisco em excesso

Jamaica como um desinfetante poderoso

Segundo estudo da Universidade Autônoma do Estado de Hidalgo, a flor de hibisco possui propriedades desinfetantes excelentes na prevenção do aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos. No estudo sua eficácia foi testada por meio de uma alface contaminada com febre tifóide.

Em uma delas, foi adicionado desinfetante comercial, que conseguiu eliminar de 100 a 200 bactérias. O segundo foi o cloro, que mata entre 400 e 500 bactérias. Por último, e surpreendentemente, a água de hibisco foi capaz de eliminar 800 a 900 bactérias encontradas na alface, quase o dobro do cloro.

>>Chá branco: ciência indica bebida para perde peso e rejuvenescer a pele

No mesmo estudo, devido aos resultados, foi criada uma mistura contendo flor de hibisco com ingredientes como vinagre, limão e óleo de coco, proporcionando uma eficiência de 99,9% de eliminação de bactérias em frutas e vegetais como coentro, tomate, alface, etc. maçã e pimentão.

Atualmente, existem desinfetantes patenteados à base de hibisco que são eficazes e também menos prejudiciais à saúde do que outros desinfetantes que possuem produtos químicos diferentes que não são de origem natural. Esta flor torna a desinfecção menos prejudicial ao organismo e não altera o cheiro ou o sabor destas quando utilizada.

>>5 fomas de deixar o chá de hibisco mais saboroso para emagrecer

Veja mais