5 usos estranhos que são dados à flor de hibisco e com certeza você não sabia

5 usos estranhos que são dados à flor de hibisco e com certeza você não sabia
5 usos estranhos que são dados à flor de hibisco e com certeza você não sabia – Foto: Freepik

5 usos estranhos que são dados à flor de hibisco e com certeza você não sabia.

A flor do hibisco é nativa da Ásia e da África tropical, mas no mundo existem mais de meio milhão de espécies, das quais se destacam as flores vermelhas e verdes.

>>Truques para desinfetar pratos da cozinha e remover o mau cheiro

De acordo com o Poder do Consumidor, os benefícios da flor de hibisco são medicinais e terapêuticos devido “às suas múltiplas vitaminas, minerais e compostos bioativos chamados fitoquímicos, com diversas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-hipertensivas”.

Além disso, o hibisco é rico em ferro e cálcio, é uma  fonte de fibras, o que é bom para a saúde digestiva e cardiovascular, por promover a redução do colesterol e do açúcar no sangue.

>>Aprenda a fazer um crepe caseiro com calda e recheio suculento

Com todos esses benefícios, a flor de hibisco também é utilizada para outros fins, alguns bem distantes dos alimentos, mas são muito úteis e aqui contamos o que são:

1. O melhor desinfetante

Recentemente foi dito que a flor de hibisco é um ótimo desinfetante, melhor que o cloro.

>>Prepare deliciosos pães de leite condensado extra macios

Por exemplo, um desinfetante alimentar comercial mata entre 100 e 200 bactérias, o cloro pode matar até 500 bactérias; no entanto, a eficácia da água de hibisco mata até 900 tipos de bactérias que podem viver em frutas e vegetais.

2. Corante alimentar

Os cálices da planta também têm sido usados ​​como corante alimentar, principalmente na Alemanha, sendo usado principalmente pela comunidade senegalesa. Além disso, as folhas verdes da planta são usadas como uma espécie de espinafre picante que os senegaleses às vezes adicionam ao arroz e ao prato nacional de seu país.

>>Descubra como produzir colágeno com amêndoas e reduzir as rugas

3. Usos estéticos

A flor de hibisco é uma fonte natural de alfa-hidroxiácidos, que ajudam a reduzir a hiperpigmentação, também aumentam a claridade da pele e conferem-lhe uma aparência mais jovem.

>>Descubra as ervas indispensáveis ​​em qualquer cozinha e seus usos

4. Diminui a hipertensão

Em estudos médicos, foi demonstrado que é realmente útil no tratamento preventivo da hipertensão. Ele reduz o colesterol ruim em até 35% e os triglicerídeos em até 19% em pessoas que tinham níveis muito altos de lipídios e que consumiam água de hibisco por um ano.

>>Pare! Descubra os alimentos que NÃO devem ser colocados no micro-ondas

5. Uso têxtil

A flor de hibisco também tem sido usada na indústria da moda e especificamente na fabricação de roupas como um ótimo corante vegetal para têxteis.

Veja mais