Como tirar o óleo restante das batatas fritas para que fiquem bem sequinhas

Como absorver o óleo restante das batatas fritas para que fiquem bem sequinhas
Como tirar o óleo restante das batatas fritas para que fiquem bem sequinhas | Foto: Pexels

Como tirar o óleo restante das batatas fritas para que fiquem bem sequinhas

Todos nós amamos deliciosas batatas fritas, embora saibamos que não é a preparação mais saudável que podemos escolher. Batatas assadas ou cozidas não incluem gordura em seu cozimento e se revelam opções menos calóricas.

>Descubra 5 razões para você passar a colocar tomilho em sua comida a partir de agora

No entanto, se as batatas fritas são irresistíveis para nós e podemos nos dar ao luxo de vez em quando, existem truques para absorver o excesso de óleo e, assim, reduzir a ingestão de gordura. Basta colocar um papel absorvente no recipiente onde vamos deitar as batatas, despejar e deixar apanhar o excesso de óleo. Podemos usar papel de cozinha enrolado ou até guardanapos.

>Sua panela queimou? Deixe-o como novo em menos de 5 minutos

Além disso, devemos tentar escorrer as batatas com a escumadeira o máximo possível antes de retirá-las da frigideira ou sacudi-las bem antes de retirá-las da fritadeira. Outros aspectos a serem levados em consideração são que quanto mais finas cortarmos as batatas, mais óleo elas irão absorver. O mesmo acontece em relação à forma do corte, quanto mais curvo, mais gordo ficará o prato.

Quando colocamos as batatas em óleo frio ou ligeiramente quente, elas absorvem mais óleo do que o necessário. O mais adequado é pré-aquecer previamente para que o óleo fique bem quente e depois introduzir as batatas. Os tempos de fritura ideais são entre 5 e 10 minutos.

>Prepare em 3 minutos a sobremesa mais rica do mundo com 1 ingrediente

Por outro lado, é aconselhável usar azeite virgem, devido às suas propriedades saudáveis ​​e à sua resistência às altas temperaturas. Usaremos óleo em abundância para evitar que as batatas queimem, pois neste caso poderão ser geradas substâncias nocivas e tentaremos não reaproveitá-las.

Lembre-se que existem recipientes próprios para óleos e desta forma não prejudicamos o ambiente depois de saborearmos deliciosas batatas fritas.

Veja mais