Biden vence Wisconsin; ainda existem estados em disputa

Biden vence Wisconsin; ainda existem estados em disputa
Biden vence Wisconsin; ainda existem estados em disputa

Biden vence Wisconsin; ainda existem estados em disputa

Joe Biden venceu em  Wisconsin. O destino da eleição presidencial estava em jogo na quarta-feira, com o presidente Donald Trump e seu rival democrata Joe Biden ainda disputando os estados de Michigan e Pensilvânia, o que pode ser crucial para determinar quem vai à Casa Branca . Não estava claro quando o resultado final seria conhecido.

Joe Biden tinha uma ligeira vantagem em Michigan e venceu em Wisconsin , mas perto demais para declarar o vencedor. Centenas de milhares de votos permaneceram na Pensilvânia.

A campanha de Donald Trump informou na quarta-feira que havia iniciado um processo para impedir a contagem de votos no disputado estado de Michigan. Nenhum dos candidatos atingiu o mínimo de 270 votos no Colégio Eleitoral necessários para ganhar a presidência na terça-feira, e as margens eram estreitas em outros estados.

>>Mike Pence confiante na vitória de Trump: “Estamos a caminho da vitória”

Os conselheiros de Biden e Trump se declararam confiantes na vitória nos estados ainda indefinidos. As margens eram extremamente estreitas, com vitórias para cada candidato nos estados mais disputados. Trump venceu a Flórida, o maior dos estados indecisos, enquanto Biden venceu o Arizona, um estado que os republicanos esperavam vencer.

A eleição teve como pano de fundo uma pandemia que matou mais de 230.000 americanos e eliminou milhões de empregosOs dois candidatos passaram meses de campanha apresentando visões drasticamente diferentes para o futuro da nação, e os eleitores responderam: Mais de 100 milhões de cidadãos votaram cedo.

Donald Trump declarou-se excepcionalmente o vencedor e disse que iria ao Supremo Tribunal para impedir a recontagem. Não estava claro que ação legal ele tentaria tomar. Em breves comentários aos apoiadores em Delaware, Biden pediu paciência, dizendo que a eleição “não termina até cada votação, cada cédula é contada.”

“Não cabe a mim e não cabe a Donald Trump declarar quem ganhou esta eleição “, disse Biden . “A decisão cabe ao povo americano.” A contagem geralmente continua além do dia da eleição, com cada estado determinando quando a contagem termina. Nas eleições presidenciais, uma data chave é dezembro, quando os eleitores se reúnem.

Essa data é determinada por lei federal. Vários estados permitem que votos por correio sejam aceitos após o dia da eleição, desde que o carimbo do correio seja até 3 de novembro.}

É o caso da Pensilvânia, que admite votos que chegam até três dias depois. O governador da Pensilvânia, Tom Wolf, tuitou que mais de 1 milhão de votos ainda precisam ser contados e que ele “prometeu aos eleitores da Pensilvânia que contariam todos os votos e nós o faremos”. Aparentemente, Trump deu a entender que esses votos não deveriam ser contados e que ele buscaria essa decisão no tribunal. Mas especialistas jurídicos questionaram essa afirmação.

“Não vejo como poderia ir diretamente ao Supremo Tribunal para interromper a contagem de votos. Pode haver recursos em diferentes estados e alguns podem ir para o Supremo Tribunal. Mas as coisas não funcionam assim”, disse Rick Hasen, professor de Direito e Ciência Política na University of California-Irvine.

Trump nomeou três dos nove juízes para a Suprema Corte, sendo o mais recente Amy Coney Barrett.