Bálsamo labial caseiro: receitas para nutrir, hidratar e proteger os lábios

Bálsamo labial caseiro: receitas para nutrir, hidratar e proteger os lábios
Bálsamo labial caseiro: receitas para nutrir, hidratar e proteger os lábios – Foto: Pixabay

Bálsamo labial caseiro: receitas para nutrir, hidratar e proteger os lábios. O tecido labial é vital para os humanos. Permite que comam quando são bebês e se comuniquem quando aprenderem a falar.

Eles possibilitam sorrisos e beijos e estão ligados à digestão e a várias funções do corpo. As seguintes receitas de protetor labial caseiro irão ajudá-lo a prevenir e tratar problemas de focinho.

>>Lábios queimados: saiba como evitar e como tratá-los em casa

Manteiga de cacau caseira e protetor labial de camomila

Esta fórmula integra as propriedades da camomila com o poder hidratante da manteiga de cacau. As chamadas flores de camomila têm efeito anti-inflamatório e calmante no tecido bucal. Por sua vez, a manteiga de cacau hidrata profundamente enquanto forma uma barreira que preserva os lábios. Veja como prepará-lo passo a passo a seguir.

Ingredientes

  • Lanolina: 1 colher de chá;
  • Manteiga de cacau: ½ colher de chá;
  • Flores de camomila secas: ½ colher de chá;
  • Óleo de noz de macadâmia: ½ colher de chá;
  • Óleo de jojoba: ½ colher de chá;
  • Cera de abelha: ½ colher de chá.

>>Macios e rosados: veja como esfoliar e hidratar os lábios em casa

Modo de preparação

Em uma panela pequena, aqueça os óleos de jojoba e de nozes de macadâmia, ½ colher de chá de lanolina e manteiga de cacau em fogo baixo. Mexa até que os ingredientes estejam integrados no mesmo líquido.

Adicione a camomila e mexa por cerca de 10 minutos. Use uma peneira de malha fina e coe esta mistura em outro recipiente.

Lave e seque a panela que você usou. Coloque de volta em fogo baixo e aqueça a mistura. Adicione a cera de abelha e ½ colher de chá mais lanolina. Misture os ingredientes até obter a mesma substância.

Despeje enquanto ainda está quente nos recipientes que você selecionou para o bálsamo. Quando estiver seco, você pode começar a aplicá-lo.

>>Veja maquiagens para olhos, lábios e pele que serão tendência em 2021

Bálsamo labial caseiro com protetor solar

Esta preparação aproveita as propriedades do chá verde e as combina com as do óxido de zinco. O primeiro é suavizante e tem efeito curativo. A segunda é uma barreira eficiente contra o sol e os efeitos nocivos de seus raios, amplamente utilizada na indústria cosmética. Aqui está a receita de protetor labial com protetor solar.

Ingredientes

  • Chá verde: 2 colheres de sopa;
  • Óleo de coco: 1 xícara;
  • Cera de candelila: ½ colher de chá;
  • Mel: 1 colher de chá;
  • Azeite: 1 colher de chá;
  • Óxido de zinco: 2 colheres de chá.

>>Remédios caseiros para tratar os lábios secos e assim ficar saudáveis

Modo de preparação

Comece derretendo o copo de óleo de coco em banho-maria. Adicione o chá verde e mexa. Tampe a panela e, em fogo baixo, deixe ferver por 1 hora.

Após este tempo, passe a infusão por uma peneira de malha fina. Aqueça 2 colheres de sopa desta infusão em banho-maria junto com ½ colher de chá de cera de candelila. Mexa e espere a cera derreter. Retire a mistura do fogo.

Adicione o azeite (você pode substituir o óleo de abacate), mel e óxido de zinco. Mexa para integrar os ingredientes. Quando o bálsamo estiver bastante espesso, bata vigorosamente até que esteja fofo.

Neste momento, você pode encher os recipientes que escolheu e começar a usar este protetor labial caseiro que também é protetor solar.

>>Como evitar lábios secos no frio: estas dicas serão sua salvação

Veja mais