Como limpar o celular corretamente para evitar contágio pela Covid-19

Como limpar o celular corretamente para evitar contágio pela Covid-19
Como limpar o celular corretamente para evitar contágio pela Covid-19 | © DR

Como limpar o celular corretamente para evitar contágio pela Covid-19.

O telefone celular é um dos itens que precisamos desinfetar adequadamente para evitar o contágio de vírus e bactérias. Quais são as recomendações? Algumas empresas revelaram como fazê-lo.

A lavagem frequente das mãos e a desinfecção da casa são ações simples, mas importantes que todos podemos tomar para impedir a propagação de vírus e bactérias. Agora, também devemos limpar o celular?

>Novo RG será liberado para ser acessado no celular: entenda

Essa questão surge por um motivo muito especial: a maioria de nós tende a ter contato com sua superfície a maior parte do tempo. Além disso, levamos ao rosto para atender chamadas, à boca para enviar gravações e até deixamos que outras pessoas o usassem em algum momento.

Embora até o momento não haja relatos de casos de contágio por contato com esses tipos de dispositivos, os cientistas acreditam que os vírus podem permanecer em telas móveis. Portanto, é conveniente limpá-los.

>Veja como consultar gratuitamente se seu CPF está sujo no site do Serasa

Recomendações para limpar e desinfetar o celular

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , é importante estabelecer as diferenças entre limpeza e desinfecção. No processo de limpeza, nos livramos da sujeira e de alguns germes, sem realmente matar o último. Em vez disso, a desinfecção usa produtos químicos que ajudam a matar germes nas superfícies.

Considerando isso, além de remover a sujeira óbvia do celular, devemos tentar desinfetá-la para reduzir o risco de contágio por vírus ou bactérias. Vamos lembrar que é um dos elementos que mais usamos ao longo do dia e também um dos que mais ignoramos quando se trata de limpeza. O que podemos fazer?

>Quem tentar compartilhar notícias velhas terá alerta do Facebook

Evite o uso de produtos químicos agressivos

Antes de tudo, devemos ter em mente que o celular tem características especiais que requerem cuidados. A maioria deles possui uma cobertura oleofóbica – repele óleos – cuja função é ajudar a manter a tela limpa e evitar marcas como impressões digitais.

Essa camada requer tratamento especial, pois sua função é protetora e pode ser afetada pela aplicação de produtos químicos . Sabendo disso, devemos evitar o uso de soluções com alvejantes ou agentes de limpeza convencionais.

>Novo aplicativo avisa se você está perto de alguém com coronavírus

Use panos macios

O pano que usamos para limpar o telefone celular deve ser feito de tecidos macios e sem fiapos, como os geralmente encontrados na óptica ao comprar novas lentes. O uso de esfregões, esponjas ou panos altamente abrasivos também pode causar danos e imperfeições ao dispositivo.

Empresas como Apple e Google recomendaram desligar o telefone antes de iniciar qualquer processo de limpeza. Além disso, para deixá-lo completamente limpo, eles aconselham umedecer o pano com um pouco de sabão e água. Obviamente, devemos impedir que a umidade entre nas aberturas do celular.

>Branqueie os dentes em apenas 2 minutos usando apenas 2 ingredientes naturais

Use lenços desinfetantes para limpar o celular

Por outro lado, a Apple também oferece informações relevantes sobre como desinfectar o celular. Nesse sentido, somos informados de que é seguro limpar o iPhone e seus outros produtos com lenços desinfetantes. 

Você pode limpar delicadamente toalhetes embebidos em álcool isopropílico a 70% ou em desinfetantes da marca Clorox nas superfícies externas do iPhone. Não use alvejante. Evite que a umidade entre nas aberturas e não mergulhe o iPhone em nenhum produto de limpeza. – eles apontam.

Uma solução de água e álcool

Em uma publicação da revista Health, o microbiologista Charles Gerba faz suas próprias recomendações para limpar o telefone. Segundo o especialista, podemos usar um pano de microfibra levemente umedecido com uma solução de 60% de água e 40% de álcool.

Com esta preparação, também devemos ter cuidado, pois a mistura não deve ser aplicada diretamente no smartphone, pois pode danificá-la. Idealmente, use um pequeno canto do pano para remover o excesso de líquido.

>Validação de receita médica é disponibilizada em formato digital pelo Governo

Lave as mãos frequentemente

Por último, mas não menos importante, devemos enfatizar novamente o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia. A lavagem regular das mãos com água e sabão ou com um desinfetante à base de álcool ajuda a matar os germes nas mãos.

Obviamente, isso complementa a limpeza e desinfecção do celular, cujo contato com as mãos é bastante frequente.