YouTube lança a qualidade ‘HDR’ para as transmissões ao vivo

YouTube lança a qualidade 'HDR' para as transmissões ao vivo
YouTube lança a qualidade ‘HDR’ para as transmissões ao vivo

YouTube lança a qualidade ‘HDR’ para as transmissões ao vivo.

Todos os vídeos enviados ao YouTube desde 2016 têm qualidade HDR (sigla em inglês para “High-Dynamic Range” ou “High Dynamic Range”.

É uma tecnologia que melhora a qualidade da imagem dos vídeos já vistos em 4K, 3D ou como vídeo em 360 graus. Assim, a partir de agora, as transmissões ao vivo via YouTube também terão suporte para tecnologia HDR. A tecnologia HDR melhora a qualidade da imagem, sombras, cores e brilho em transmissões ao vivo no YouTube.

>>Veja as Placas do YouTube para canais com maior número de inscritos

A partir de agora, os criadores de conteúdo com um codificador compatível com a tecnologia HDR, poderão transmitir ao vivo e melhorar a qualidade de imagem e som de suas produções no YouTube.

No lado do espectador, para reproduzi-los com essa tecnologia, você terá que ter uma TV inteligente HDR, um celular Android de última geração ou qualquer outro dispositivo de streaming compatível com HDR. Por exemplo, o Chromecast do Google é um dispositivo que converte televisores convencionais em Smart TV e é compatível com a tecnologia HDR.

Caso o usuário não possua um dispositivo compatível com HDR, o conteúdo será transmitido de forma convencional com a tecnologia SDR, que significa “Faixa Dinâmica Padrão”.

>>YouTube: extensão remove expressões exageradas de miniaturas

Para permitir a transmissão de vídeos ao vivo com tecnologia HDR, o YouTube tem trabalhado com o software de edição de vídeo não linear denominado “DaVinci Resolve”. Portanto, criado pela empresa “Blackmagic Design” com o objetivo de que o carregamento desses conteúdos seja tão simples quanto com vídeos em formato SDR.

Além disso, equipou as instalações do YouTube Spaces em Los Angeles e Nova York (Estados Unidos) com os equipamentos necessários para a produção de vídeos no formato HDR.

Segundo o YouTube, expandir o uso do HDR para transmissões ao vivo permitirá que os anunciantes migrem da televisão convencional para o streaming de vídeos. Assim, onde o conteúdo será exibido com maior contraste na tela, com imagens e sombras mais precisas e detalhadas e cores vibrantes.

>>Seis truques para melhorar o uso do YouTube que você não conhece

Atualmente já existe conteúdo no YouTube criado com tecnologia HDR e que foi enviado por alguns youtubers como “MysteryGuitarMan”, “Jacob + Katie Schwarz” ou “Abandon Visuals”… Aqui você pode ver um vídeo com “tecnologia High-Dynamic Range »:

Veja mais