WhatsApp se conectará ao Facebook Messenger: integração começa

WhatsApp se conectará ao Facebook Messenger: integração começa
WhatsApp se conectará ao Facebook Messenger: integração começa | © Phil Noble/Reuters

WhatsApp se conectará ao Facebook Messenger: integração começa.

Mark Zuckerberg, chefe do Facebook, anunciou no ano passado que planejava uma integração do Instagram, WhatsApp e Facebook, com a idéia de manter a comunicação cruzada entre eles. Agora está mais perto do que nunca.

>Quem espiona você no WhatsApp: o truque para descobrir
>O truque do WhatsApp para enviar mensagens para alguém que o bloqueou

De acordo com o que o desenvolvedor Alex193a descobriu e coleta o WABetaInfo, referências ao WhatsApp apareceram no código da última atualização do aplicativo Facebook Messenger, o que indicaria que a integração desses serviços começou oficialmente.

>O novo recurso que chegará ao Instagram e mudará o aplicativo

Obviamente, deve-se lembrar que desde maio passado, os usuários do aplicativo de mensagens mais usado na Espanha podem fazer videochamadas com dezenas de pessoas através do Messenger Rooms, o aplicativo do Facebook.

>Porque o WhatsApp parou de funcionar nesta terça no Brasil?

O link com o Messenger também foi visto com o Instagram, que recomendou o aplicativo como uma nova maneira de conversar entre usuários, indo um passo além da comunicação privada que pode ser estabelecida em sua rede social com base em mensagens.

>Ataque de hackers faz Twitter silenciar algumas contas verificadas

WhatsApp no ​​Facebook Messenger

O processo iniciado, explica o WABetaInfo , concentra-se na possibilidade de se comunicar com um usuário que usa um aplicativo diferente do Facebook, neste caso, entre dois usuários que possuem WhatsApp e Facebook Messenger, respectivamente.

As referências ao WhatsApp que apareceram no Facebook Messenger sugerem a criação de tabelas em um banco de dados local. Esse processo é necessário para poder gerenciar mensagens e serviços no futuro. Da mesma forma, também foram adotadas as primeiras etapas técnicas para que o Messenger gerencie os usuários que bloqueamos no WhatsApp (e que continuam com integração futura), notificações automáticas do WhatsApp ou conheça os detalhes (número de telefone ou se o bate-papo está arquivado) do usuário com o qual estamos conversando.

>WhatsApp adiciona duas ótimas notícias: agora é mais fácil conversar com empresas e lojas

No entanto, nesse processo, o conteúdo das conversas, os membros de um grupo específico e as fotos dos contatos serão deixados de fora no momento, ressalta a publicação. O WhatsApp tem, e manterá, criptografia de ponta a ponta, enquanto o Messenger não, então “o Facebook provavelmente importará o protocolo Signal para criptografar e descriptografar mensagens que o WhatsApp já usa”, destaca o site.

Dessa maneira, e em princípio, o conteúdo da mensagem do WhatsApp não seria cruzado com os servidores do Facebook e do Messenger, seria necessário incorporar um novo protocolo para realizar um bate-papo cruzado entre o Facebook Messenger e o WhatsApp.

>Conheça um truque do WhatsApp para ouvir seus áudios antes de enviá-los

Desconhecidos do novo processo

Embora a integração entre os dois aplicativos tenha começado a surgir, ainda existem muitas questões no ar que precisam ser resolvidas antes que o serviço seja totalmente estabelecido.

Como o conteúdo seria deixado de fora, não se sabe se o Facebook carregaria esse banco de dados local para sincronizá-lo entre os dispositivos. E esse é um recurso que o Facebook Messenger possui é a capacidade de enviar e receber bate – papos de vários dispositivos simultaneamente.

>O WhatsApp já está testando uma de suas funções mais esperadas

Também não se sabe se a comunicação cruzada entre aplicativos pode ser desativada e o usuário pode escolher entre quais aplicativos eles abrem conversas. “Suponho que qualquer usuário do WhatsApp dê seu consentimento para ser encontrado no Instagram ou no Facebook”, afirma WABetaInfo .

De qualquer forma, para ver a implantação desse recurso, você terá que esperar, pois é um dos processos mais ambiciosos e complicados que o Facebook enfrenta com seus aplicativos móveis.