Vídeos curtos, filtros e realidade aumentada: TikTok tenta crescer

Vídeos curtos, filtros e realidade aumentada: TikTok tenta crescer
Vídeos curtos, filtros e realidade aumentada: TikTok tenta crescer – Foto: Amanda Costa

Vídeos curtos, filtros e realidade aumentada: TikTok tenta crescer.

O TikTok é uma das redes sociais mais populares, com milhões de seguidores em todo o mundo que passam horas consumindo os curtos vídeos do aplicativo. Depois de conquistar usuários, a empresa busca agora crescer ainda mais e aposta nas pequenas e médias empresas com uma nova plataforma que já está disponível na Espanha.

A rede social de sucesso criou um novo centro de conhecimento para as PME. É uma plataforma que oferece assessoria para que pequenas e médias empresas possam atrair novos clientes e reter os que já possuem. Mas como isso funciona? As PMEs podem acessá-lo por meio de um site específico, criar anúncios e publicá-los no aplicativo.

>>TikTok muda o formato: permite enviar de vídeos de até três minutos

Depois de registradas, as empresas poderão criar e compartilhar seus anúncios no TikTok em minutos. Para isso, eles devem fazer uso do Ads Manager, “uma plataforma de autoatendimento que torna mais fácil para as empresas criar e gerenciar suas próprias campanhas no TikTok. Ele permite determinar datas de campanha, horas para seus anúncios, bem como ser capaz de impactar grupos de público específicos, definindo gênero, localização, idade ou interesses, etc.”, explica Lisa Friedrich, diretora de PMEs da TikTok Europe.

Um conjunto de ferramentas criativas também é oferecido no aplicativo, com “recursos como velocidade variável, filtros, efeitos de realidade aumentada (AR), música, texto e narração que permitem que pequenas empresas produzam conteúdo envolvente com muito pouco esforço.”, diz a diretriz.

>>Descubra as diferenças que existem entre Instagram Reels e TikTok

O TikTok Ads Manager também inclui o formato de anúncio In-Feed que permite que “as marcas apareçam no stream de vídeos que aparecem no feed pessoal do usuário”.

Além disso, as empresas também têm acesso a uma ampla gama de ferramentas criativas, como Smart Video, que permite o corte e a edição automática de vídeos, ou modelos pré-criados de vídeo e trilha sonora. “O objetivo é ajudar as pequenas e médias empresas a criar facilmente anúncios TikTok, e essas ferramentas oferecem um nível de versatilidade normalmente reservado para programas de edição profissional”, explica Lisa Friedrich.

>>TikTok: tem prazo sete dias para resolver situação nos Estados Unidos

Publicidade para TikTok

Por outro lado, a plataforma também disponibiliza o TikTok Pixel para PMEs, uma ferramenta de medição que acompanha o impacto dos anúncios de redes sociais em seu site. É um código JavaScript que permite aos empresários monitorar as vendas, a atividade do usuário e encontrar o público necessário para seus anúncios.

O novo centro de conhecimento TikTok é, em suma, “uma plataforma que consiste em reunir um grande número de produtos, diretrizes e ferramentas”. Além disso, foi projetado de forma que todas as empresas possam começar a usar a plataforma e oferece guias passo a passo para a criação de uma campanha, inspiração criativa e dicas para otimização de campanha. “O objetivo é que as pequenas e médias empresas sejam descobertas e se conectem com seu público de forma acessível e eficaz”, afirma o conselho.

>>Snapchat lança destaques com objetivo de destronar o TikTok e os Reels

Devido à Covid-19, tempos difíceis estão sendo vividos em todo o mundo, e muitas empresas tiveram que deixar de lado as vitrines tradicionais para vender seus produtos. “O hub permite que as PMEs alcancem seus clientes com publicidade no formato TikTok – informativo, criativo e envolvente. Ele ainda tem uma série de produtos, diretrizes e ferramentas que podem ajudar as empresas”, relata Lisa Friedrich.

A conhecida rede social tem 100 milhões de usuários ativos mensais na Europa. O SMB Knowledge Center foi projetado para permitir que todas as empresas, de qualquer tamanho, atinjam um público mais amplo e global. “Além disso, oferece soluções de publicidade sob medida que ajudam as PMEs a encontrar e atingir seu público-alvo de forma inovadora”, afirma o diretor.

>>TikTok se prepara para ter uma guia de tutoriais e vídeos educacionais

Veja mais