Veja como preparar um delicioso creme de cacau caseiro

Veja como preparar um delicioso creme de cacau caseiro
Veja como preparar um delicioso creme de cacau caseiro

Veja como preparar um delicioso creme de cacau caseiro

Existem alguns alimentos que costumam ser chamados pela marca em vez de pelo seu conteúdo. Um exemplo são os iogurtes Danone. Por hábito, as pessoas dizem Danone quando, na verdade, o que querem dizer é laticínios. Outro caso é o creme de cacau caseiro, mais conhecido como Nutella.

Mas se você quiser preparar o seu creme de cacau em casa saiba que só precisará de 10 minutos para fazer essa receita e que, além disso, pode ser ingerido por pessoas com intolerância à lactose por não conter leite e não haverá nenhum conservante químico.

Como é feito o creme de cacau caseiro?

Aprenda a fazer este creme para barrar em casa e você verá que é muito mais saudável do que você encontra em qualquer supermercado.

Ingredientes:

  • Avelãs cruas ou torradas: 150 g;
  • Chocolate amargo (mínimo 50% cacau): 150 g;
  • Açúcar mascavo: 40 g;
  • Óleo de coco ou de avelã: 1 colher de sopa;
  • Extrato de baunilha: 1 colher de chá;
  • Sal: 1/4 colher de chá.

Modo de preparação

1. Coloque as avelãs no liquidificador, caso estejam torradas, e amasse. Se as avelãs estiverem cruas, leve-as ao forno durante 15 minutos a 180ºC.

2. Adicione o extrato de chocolate, óleo, açúcar, sal e baunilha às avelãs. Misture todos os ingredientes até formar um creme de cacau homogêneo.

3. Coloque o doce na geladeira por duas horas e depois aprecie.

 Se desejar, em vez de fazer o creme com chocolate amargo pode utilizar 50 gramas de chocolate em pó.

Observação:

Com as quantidades estabelecidas acima, você pode obter 325 porções de creme de cacau. Embora seja mais saudável do que Nutella, não é aconselhável comer o pote inteiro em um dia. Use para rechear bolos, torradas ou biscoitos.

Não se esqueça de colocá-lo em um recipiente que possa ser fechado hermeticamente para evitar que pegue ar e se estrague.

Veja mais