Vai fazer Enem? Confira dicas e o que pode ou não levar no dia da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o principal meio de acesso às universidades acontece neste domingo (03/11) em todo o país. Nesta primeira etapa, será aplicada a prova com os temas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação de cunho dissertativo-argumentativa.  Já a segunda fase do vestibular está previsto para acontecer no próximo domingo (10/11).

Foto Reinaldo Canato/VEJA.COM

Ao longo do ano os candidatos estiveram se preparando para a prova, mas vale algumas dicas de última hora para ajudar na realização da mesma.

“Para quem está muito nervoso, é legal deixar tudo pronto. Então, separe o documento, a caneta e estipule qual horário vai sair para o local de prova. Antecedência é essencial”, diz a professora de Redação do curso Descomplica, Carol Achtti ao fazer a recomendação.

A professora acredita que não existe problemas para aqueles que queiram revisar a matéria na véspera que o candidato deve fazer o que tem vontade, que o mesmo se sente mais seguro ao fazer a revisão, mas destaca que a véspera é ideal para relaxar e fazer o que a pessoa gosta.

Vale lembrar que no dia do exame, antes de entrar na sala, os estudantes receberão,  um envelope porta-objetos, onde devem guardar tudo que não é permitido na prova.

Confira algumas dicas;

Redação deve ter tema neutro

Segundo a professora de redação, questões polêmicas, sobre gênero ou direitos humanos, provavelmente serão evitadas. Para o aluno, não impacta muito. Neste sábado de 9h às 21h, o Descomplica está promovendo um aulão online, misto de revisão de conteúdo com diversão.

Serviço
 

Obrigatório levar

A caneta para marcação do gabarito deve ser  esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente; Documento oficial de identificação, original e com foto, como identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira de motorista (CNH).
 Recomendado

Cartão de confirmação de inscrição.

Proibido levar
Borracha, corretivo, chave com alarme, artigo de chapelaria (bonés, chapéus, viseiras ou gorros), impressos e anotações, lápis, lapiseira, livros, manuais, régua, óculos escuros, caneta de material não transparente.
O candidato pode até levar, mas não usar em hipótese alguma: dispositivos eletrônicos, como relógio, calculadora, iPod, celular e alarmes. São proibidos também fones de ouvido, gravador, imagens, vídeos e mensagens. E se caso o  aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som, o estudante será eliminado.

Fique atento ao horário

Os portões abrirão às 12h (horário de Brasília), e serão fechados às 13h. A prova só começa às 13h30, mas a partir das 13 h que conversar também será eliminado. Só é permitido falar com o aplicador ou o fiscal de prova. A prova terá 5h30 de duração, e segue até as 19h.
Local de prova
Os estudantes que ainda não conferiram o local pode conferir no cartão de confirmação da inscrição, disponível no site enem.inep.gov.br/participante ou através do aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.
Com Exame

Veja mais