Twitter irá notificá-lo se você gostar de um tweet com informações falsas

Twitter irá notificá-lo se você gostar de um tweet com informações falsas
Twitter irá notificá-lo se você gostar de um tweet com informações falsas

Twitter irá notificá-lo se você gostar de um tweet com informações falsas.

As eleições nos Estados Unidos já passaram, mas tanto na Espanha quanto internacionalmente, o Twitter continua determinado a evitar desinformação, especialmente nos dias anteriores à posse do presidente eleito Joe Biden. O movimento mais recente consiste em avisos aos usuários que ‘gostam’ de informações falsas.

O Twitter anunciou que a funcionalidade que exibe um aviso se retuitarmos um tweet enganoso será estendida para ‘curtir’. Uma medida que, como dizemos, o Twitter incluiu nos retuítes dias antes das eleições nos Estados Unidos.

De acordo com o próprio Twitter, essa medida fez com que os tweets citados com informações potencialmente enganosas fossem reduzidos em quase 30%, então o Twitter espera que essa nova medida reduza ainda mais esse número.

>>Twitter e Instagram deixarão de funcionar no navegador Internet Explorer

Twitter nos avisará

Essas não são as únicas restrições que o Twitter vem colocando em prática nos últimos meses. Na verdade, o aviso sobre retuítes foi muito mais longe, não apenas nos avisando quando compartilhamos informações enganosas, mas substituindo o retuíte clássico por citação direta. Uma etapa anterior que desestimula o usuário a compartilhar informações compulsivamente.

A nova funcionalidade chegará esta semana ao cliente web e ao aplicativo iOS, enquanto no Android os usuários ainda terão que esperar.

O objetivo desta medida é evitar que os usuários ‘gostem’ e, portanto, compartilhem informações que foram claramente marcadas como enganosas.

>>Twitter agora avisa todos os usuários para “ler antes de retuitar”

As eleições nos Estados Unidos

O Twitter já disse em sua data que a mudança para retuítes vigoraria até “pelo menos” o final da semana das eleições americanas.

Infelizmente, não foi esse o caso, uma vez que as alterações ainda estão ativas três semanas depois do dia das eleições. Essa nova mudança indica que ainda teremos essas mudanças ativas por mais tempo.

Para testar este novo recurso, basta aguardar que o Twitter o implemente em seu web client e, no caso do iOS, atualize o aplicativo. No último caso, você terá que esperar a atualização para saltar ou forçá-la a partir da App Store deslizando para baixo no menu do seu perfil.

>>Twitter nos permitirá editar fotos após sua polêmica do algoritmo racista