Truques para saber se você comprou mel puro ou adulterado

Truques para saber se você comprou mel puro ou adulterado
Truques para saber se você comprou mel puro ou adulterado

Truques para saber se você comprou mel puro ou adulterado

O mel é uma substância natural de sabor doce produzida por abelhas do gênero Apis mellifera a partir do néctar de flores ou secreções de partes vivas de algumas plantas. 

É um alimento amplamente consumido que utilizamos para adoçar alguns alimentos ou bebidas e que possui múltiplas propriedades se consumido em quantidades adequadas, mas principalmente se for mel puro , ou seja, não possui nenhum tipo de aditivo.

>>WhatsApp e os cinco métodos para descobrir se alguém bloqueou você

Um estudo liderado por Vaughn Bryant, diretor do Laboratório de Pesquisa de Palinologia da Texas A&M University (Estados Unidos), mostrou que mais de 75% do mel comercializado é adulterado.

>>Seis truques infalíveis para tirar amassado da roupa sem usar o ferro

A verdade é que estamos consumindo adoçantes artificiais (glicose) devido aos produtos que comercializam como mel e que não é.

>>Sem dificuldade: batatas recheadas com bacon e queijo em 20 minutos!

Como posso saber a diferença entre mel puro e adulterado?

Portanto, é importante que ao comprar mel no supermercado, leia o rótulo e certifique-se de que não inclua frases como ‘ xarope de alta frutose’ ou ‘glicose comercial’ , pois isso significa que foram adicionados aditivos para que o mel não solidifica.

>>7 consequências para a saúde de dormir com o cabelo molhado

Um aspecto a levar em consideração é que o mel puro tem pouquíssima água e é absorvido rapidamente pela pele, então se você esfregar com a ponta dos dedos e ele ficar pegajoso, isso significa que esse mel está adulterado.

>>Passo a passo para fazer um ambientador cheiroso para colocar em casa

Outra maneira de descobrir se você comprou mel puro é esperar alguns dias para ver se ele solidifica. Se não cristalizar , é muito provável que seja um produto adulterado. 

Outros truques para saber se é mel puro são:

  • Coloque uma colher de chá de mel em um pouco de água. Se se dissolver, é adulterado, porque quando é puro permanece todo junto. 
  • Dissolva uma pequena quantidade de mel que você tem na água e misture com um pouco de álcool. Se a solução reagir e ficar branca , será sinal de que se trata de um adoçante artificial (dextrina) e não de mel puro, pois este, ao realizar as mesmas etapas, não apresenta reação.
  •  Você adiciona algumas gotas de vinagre a uma colher de sopa de mel e, se espumar, significa que está adulterado.

Veja mais