Truque simples do WhatsApp para ativar mensagens que se apagam

Truque simples do WhatsApp para ativar mensagens que se apagam
Truque simples do WhatsApp para ativar mensagens que se apagam

Truque simples do WhatsApp para ativar mensagens que se apagam.

WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, recebeu uma nova funcionalidade que permite que as mensagens sejam excluídas por si mesmas.

Esses tipos de funções, que excluem conteúdo depois de um certo tempo, tornaram-se populares com o Snapchat; Mas ao longo dos anos, praticamente todas as mídias sociais e aplicativos de mensagens têm algo semelhante.

Aliás, recentemente foi o Twitter que apresentou algo semelhante, com as ‘Frotas’, mensagens que desaparecem após 24 horas e ficam limitadas aos nossos seguidores. E agora é a vez do WhatsApp, que recebeu as mensagens que são destruídas por eles mesmos, e agora estão disponíveis para todos os usuários, o que se soma a outras alterações no WhatsApp.

>>WhatsApp surpreende com 3 novas funções: veja agora

Mensagens temporárias no WhatsApp

O recurso de autodestruição de mensagens do WhatsApp é um tanto diferente, em todos os sentidos. Basicamente, ao ativarmos a função, todas as mensagens que enviamos em um chat terão um prazo de validade de sete dias.

Portanto, depois de decorrida uma semana, a mensagem será apagada de forma automática e definitiva, sem possibilidade de recuperação. A mensagem é apagada tanto do nosso celular como de todos aqueles que a receberam, por isso não pode ser guardada por outras pessoas para sempre.

>>WhatsApp: chega atualização mais esperada para todos os usuários

No entanto, lembre-se de que esse recurso não impede que a mensagem seja salva em outro lugar, e os membros do bate-papo também podem tirar uma captura de tela se quiserem fazer uma cópia. O WhatsApp avisa que tanto as mensagens quanto os arquivos que compartilhamos dessa forma permanecerão disponíveis caso tenham sido salvos fora do chat ou na memória do aparelho.

Portanto, devemos enfatizar que esta função não serve para apagar para sempre o que dissemos ou compartilhamos nos chats. A partir do momento em que enviamos a mensagem, ela pode ser copiada e não temos controle sobre isso.

Apesar disso, pode ser uma opção muito útil para evitar que os chats se tornem muito longos, para apagar automaticamente conversas que já não nos interessam; para grupos, pode ser especialmente valioso.

>>WhatsApp copia uma nova função de seu concorrente Telegram

Como ativá-los

As mensagens de autodestruição do WhatsApp são implementadas no nível do chat, não no nível do aplicativo; portanto, podemos ter mensagens que se autodestroem em um chat e não em outro.

Para ativar as mensagens que se apagam em um chat, devemos primeiro abrir o chat em questão e clicar no nome do chat (ou no nome da pessoa se não for um chat em grupo).

>>WhatsApp: como evitar que alguém envie mensagens para você sem bloqueá-lo

No menu que se abrirá (denominado “Informações do grupo” ou “Informações do contato”), procuramos a opção “Mensagens temporárias” e clicamos nela. Se esta é a primeira vez que o usamos, uma janela pop-up aparecerá explicando o que são mensagens temporárias.

A única coisa que resta é clicar em “Ativado” para ativá-los. Depois disso, todas as mensagens de bate-papo serão excluídas automaticamente após sete dias.

>>WhatsApp: seja o primeiro a testar novas funções do aplicativo

Veja mais