Três razões importantes para não entrar em links de grupos do WhatsApp

Três razões importantes para não entrar em links de grupos do WhatsApp
Três razões importantes para não entrar em links de grupos do WhatsApp – Foto: Shutterstock

Três razões importantes para não entrar em links de grupos do WhatsApp.

Os grupos de WhatsApp estão tão presentes em nossas vidas que já passamos mais tempo neles do que fazendo ligações ou assistindo televisão. A grande maioria deles são grupos de amigos, familiares ou colegas de trabalho.

>Você vai amar as novidades: WhatsApp lança novos emojis

Mas, há cada vez mais grupos ‘pendurados na Internet’ para se inscrever. Para acessá-los, basta pesquisar algo como “Links do Grupo WhatsApp” no Google Play e baixar alguns dos aplicativos que permitem que você participe de milhares desses grupos.

>WhatsApp: novo design com nova função vai facilitar sua vida

No entanto, essa não é uma prática recomendada.

Uma prática não recomendada

Há algum tempo, um link pode ser gerado para cada grupo do WhatsApp e, assim, compartilhado de outras formas além do próprio aplicativo. A ideia surgiu para gerar grupos de trabalho e sincronizar equipes.

Sendo assim, conjuntos de todos os tipos proliferaram: grupos para paquerar ou fazer novos amigos, sobre esportes, sobre comida, beleza, moda e temas intermináveis.

>Então você pode saber se você tem a versão mais recente do WhatsApp com novos recursos

O problema de segurança

O problema da presença desses grupos é justamente uma das maiores virtudes do WhatsApp: sua segurança magnífica. O aplicativo investiu tanto para tornar as mensagens tão criptografadas que é virtualmente impossível espionar uma conta. E é ali mesmo que os cibercriminosos encontraram, nesta grande fortaleza, o lugar perfeito para cometer atos ilegais.

As comunicações no WhatsApp são completamente anônimas, pois são criptografadas de ponta a ponta. Ou seja, se você não é a pessoa que envia a mensagem ou a pessoa que a recebe, é impossível saber o que está sendo comunicado.

>Depois que conhecer o significado dos corações do WhatsApp você terá mais cuidado ao enviá-los

Você está compartilhando suas informações pessoais

O maior erro e risco de entrar em grupos do WhatsApp pela Internet ou por aplicativos projetados para listá-los é que compartilhamos informações muito confidenciais neles apenas nos inscrevendo como um usuário.

>WhatsApp: você sabe o verdadeiro significado dos 3 emojis que têm a forma de mãos abertas?

Ao entrar, você está dando seu número de telefone a um grupo de pessoas que você não conhece. Além disso, você está dando a eles acesso a muitas informações que podem ser obtidas apenas olhando seu perfil, como suas fotos, até mesmo sua localização.

>Faça limpeza do WhatsApp sem perder conversas e evite travamentos de aplicativos

Se você tiver o azar de encontrar um cibercriminoso, ele poderá usar todas essas informações para lucrar com isso, seja na forma de extorsão, rastreamento do ‘mundo real’ ou mesmo assédio.

Outro risco de entrar nesses grupos é que alguns deles compartilham informações ilegais. O simples fato de fazer parte de um desses grupos já pode ser um crime.

Veja mais