Telegram vs WhatsApp: quantos dados cada app consome em vídeochamadas?

Telegram vs. WhatsApp: quantos dados cada app consome em vídeochamadas?
Telegram vs WhatsApp: quantos dados cada app consome em vídeochamadas?

Telegram vs WhatsApp: quantos dados cada app consome em vídeochamadas? Se você usa o WiFi doméstico quando faz videochamadas do WhatsApp ou Telegram porque é muito lento. Aqui, dizemos quantos megabytes cada aplicativo consome por minuto.

Existem muitas pessoas que praticam o isolamento social devido à disseminação do coronavírus. Diante da impossibilidade de se encontrar fisicamente com amigos, familiares ou parceiros, os usuários estão fazendo videochamadas pelo WhatsApp ou Telegram de um iPhone ou telefone Android.

Agora que passamos a maior parte do tempo em casa trabalhando ou estudando remotamente, é quase um fato que nosso smartphone está conectado à rede WiFi enquanto usamos o WhatsApp ou Telegram, mas o que acontece quando não usamos essa rede?

>>WhatsApp: o que fazer se sua conta for temporariamente suspensa?

Quando decidimos não usar a rede WiFi que temos em casa, porque fica lenta ao realizar certas funções no nosso celular, o consumo de dados é imenso, o que leva a uma redução da velocidade enquanto navegamos ou, no pior dos casos, não podemos nem usar o mecanismo de busca.

Entre as atividades que realizamos através da tela de um smartphone, seja ele iPhone ou Android, está a de nos comunicarmos com amigos graças a plataformas de mensagens instantâneas.

Esses aplicativos permitem que o usuário converse, envie mensagens de texto, áudio, vídeos, fotos, stickers, gifs e até mesmo faça videochamadas, sendo esta última a que mais consome dados, embora dependa da plataforma que utilizar.

>>WhatsApp: como enviar mensagens para um número sem precisar adicioná-lo?

Quantos dados uma videochamada WhatsApp consome?

Caso você não tenha percebido, a qualidade da imagem durante uma videochamada no WhatsApp é bastante baixa, o que faz você acreditar que não consome tantos megabytes do seu plano de dados;

No entanto, é exatamente o oposto. Por incrível que pareça, o consumo de dados ao usar esta função é de até 140 KB/s de download (velocidade com que você baixa os dados) e 140 KB/s de upload (velocidade com que você envia informações do seu celular).

>>WhatsApp Web: veja como sair remotamente pelo seu celular

Quantos dados uma videochamada do Telegram consome?

Ao contrário do WhatsApp, o Telegram oferece uma qualidade de imagem muito maior durante a chamada, mas não só isso, também consome menos dados durante uma reunião virtual. Este recurso não consome mais do que 100 KB/s de download e 100 KB/s de upload.

Então, se fizermos uma videochamada no Telegram com alguém, o aplicativo consumirá 10,8 MB por minuto, enquanto no WhatsApp será cerca de 15,6 MB por minuto; ou seja, você gastará 45% mais megabytes em um aplicativo com qualidade de imagem muito baixa.

Agora que você sabe quantos megabytes do seu plano de dados consomem ao fazer uma videochamada do Telegram ou WhatsApp. Recomendamos utilizar esta função conectado a uma rede WiFi estável, para que você possa falar o quanto quiser sem medo de ficar sem internet no seu celular.

>>WhatsApp: como fixar seus chats para encontrá-los mais facilmente

Veja mais