Sucesso no emagrecimento: veja comop preparar a receita de suco de jiló com limão

Para ter sucesso no processo de emagrecimento, além dedicar-se regularmente à prática de atividades físicas e seguir uma alimentação saudável e equilibrada, é importante saber montar cardápios para as refeições diárias que unam ingredientes que estimulam a perda de peso.

E como conseguir fazer isso? É necessário conhecer um pouco mais sobre as diversas receitas de comidas e bebidas que prometem dar uma forcinha no desafio de mandar os quilos em excesso para longe. Por exemplo, o que você sabe sobre a combinação entre o jiló e o limão? Será que um suco de jiló com limão emagrece? Vamos descobrir isso agora!

O jiló 

Para descobrir se o suco de jiló com limão emagrece, é necessário analisar um dos ingredientes de cada vez e ver como eles podem colaborar com a perda de peso.

Vamos começar pelo jiló, um fruto cultivado em larga escala no Brasil e que possui apenas 8 calorias por unidade. Pensando no ponto de vista do valor calórico, já dá para concluir que ele ajuda a emagrecer, por trazer um número tão baixo de calorias ao corpo.

Outro ponto que sustenta essa tese é que ele é fonte de fibras. Elas são benéficas para o emagrecimento porque promovem a sensação de saciedade ao organismo. Com isso, fica menos difícil controlar o apetite e evitar a ingestão excessiva de calorias, o que facilita a perda de peso.

Aliado ao seu alto teor de fibras, está a baixa quantidade de carboidratos encontradas no jiló. Isso faz com que os picos e quedas bruscas da taxa de glicose no sangue não aconteçam, o que evita o aumento do apetite e ainda traduz mais um dos benefícios do jiló.

Além disso, ele tem um alto teor de água em sua composição, o que ajuda ainda mais a deixar o corpo satisfeito. Nutritivo, o jiló oferece importantes substâncias ao organismo humano como proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo, cálcio e ferro.

O limão

Alimentos com baixo teor calórico sempre são bem-vindos à dieta de quem deseja ou precisa emagrecer. E esse é o primeiro quesito em que o limão se sai bem: são encontradas somente 17 calorias por unidade da fruta.

Ainda precisamos mencionar que a fruta também fornece fibras: são 2,8 g do componente a cada 100 g do limão. Como já vimos no tópico anterior, elas colaboram com o controle do apetite e, por consequência, o emagrecimento.

Para não perder o teor de fibras presentes no limão na hora de preparar um suco, a recomendação é fazer com a casca. Para isso, basta cortar a fruta em rodelas e bater com adoçante no liquidificador.

Há que se destacar também que o alimento é nutritivo e oferece outros elementos utilizados no funcionamento do organismo como proteínas, potássio, cálcio, ferro, magnésio e as vitaminas B6 e C.

Então, o suco de jiló com limão emagrece mesmo? 

Na verdade, o suco de jiló com limão pode colaborar com a perda peso, já que os dois ingredientes utilizados na bebida apresentam um teor baixo de calorias e auxiliam o controle do apetite. Entretanto, é importante ressaltar que não é que a simples ingestão do suco de jiló com limão emagrece, como em um passe de mágica. Ele é somente um dos itens de toda uma alimentação saudável e equilibrada que deve ser seguida para eliminar os quilinhos em excesso.

Afinal, de que adiantará tomar a bebida todo dia, se comer diariamente doces, pizzas e comidas fast-food? Será bem difícil conseguir diminuir o peso, não é mesmo?

Além de seguir a dieta, é aconselhável praticar atividades físicas com regularidade, o que aumentará o gasto calórico e fará com que eliminar os quilos a mais seja mais fácil.

Receitas de suco de jiló com limão 

Agora que nós já vimos como o suco de jiló com limão emagrece, chegou a hora de aprender como preparar essa receita. Confira alguns modelos a seguir:

Receita 1 

Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 1 jiló;
  • 5 gotas de adoçante.

Modo de preparo:

  1. Cortar as duas pontas do jiló e fatiá-lo no formato de uma cruz, de modo que saiam quatro pedaços. Isso facilitará na hora de bater no liquidificador;
  2. Cortar o limão em quatro pedaços. Colocar o jiló e depois o limão no liquidificador. Pingar as gotas de adoçante e bater. Passar para um copo e servir-se. 

Quantidade de porções que rende: 1

Número de calorias por porção: 25

Receita 2 

Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 2 jilós;
  • Adoçante a gosto;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

  1. Cortar as duas pontas dos jilós e, em seguida, dividi-lo em dois pedaços;
  2. Retirar o topo e o fundo do limão e cortá-lo em dois pedaços;
  3. Levar os jilós, o limão e água ao liquidificador. Acrescentar o adoçante a gosto;
  4. Bater todos os ingredientes e servir-se em um copo.

Quantidade de porções que rende: 1

Número de calorias por porção: 3

Fonte: Mundo Boa Forma

Veja mais