Shampoo milagroso: mistura promete crescimento rápido dos cabelos

Shampoo milagroso: mistura promete crescimento rápido dos cabelos | Foto: SHUTTERSTOCK

Shampoo milagroso: mistura promete crescimento rápido dos cabelos.

Que mulher nunca se desesperou quando pediu para o cabeleireiro cortar 2 dedinhos do cabelo e ele cortou 5? Nessa busca desenfreada pelo crescimento capilar para recuperar o que ficou no salão, surgiu o shampoo bomba milagroso!

>Vai lavar o cabelo? Veja 5 erros que você comete e acaba com os fios

A mistura que conquistou muitas mulheres e se difundiu, principalmente na internet, é composta por xampu sem sal, Monovin A e Bepantol solução. Esta mescla promete acelerar o crescimento dos cabelos, que normalmente crescem 1cm ao mês, para até 6cm ao mês, e também promete proporcionar mais hidratação para o cabelo, além de encorpar os fios.

>Como fazer shampoo bomba para os cabelos crescerem mais rápido: 3 receitas caseiras

Aprenda a fazer a receita do shampoo bomba milagroso

A receita indica que seja usado xampu sem sal, 1ml de Monovin A e 1ml de Bepantol solução, ambos para cada 100ml de xampu.

A grande polêmica nesta composição gira em torno do Monovin A que se trata de uma grande concentração de vitamina A, o que indica a necessidade do xampu ser sem sal, para que este não anule a vitamina.

>Receitas de condicionador natural para cabelos com ingredientes de casa

O produto, normalmente encontrado em casas agropecuárias, é usado em cavalos, para o fortalecimento da crina, como acrescenta o dermatologista Bruno Vargas: “o Monovin A é um concentrado de vitamina A desenvolvido para tratar a carência desta em animais, portanto, de uso exclusivo veterinário. Além disso, como consta na bula, trata-se de um produto de uso injetável e não tópico, e não há nenhuma recomendação para o uso em humanos”.

Vale a pena usar essa mistura?

É comum encontrar muitas resenhas de blogueiras que usaram o produto e o aprovaram, principalmente, devido ao intenso crescimento dos fios. Muitas fazem postagens comparando o crescimento no período de um mês e o “preenchimento” do cabelo é visível, dando uma impressão de os fios terem se multiplicado.

>Shampoo caseiro combate a caspa e faz o cabelo crescer rápido

Em contraponto aos relatos das blogueiras e até mesmo de pessoas comum que testaram a combinação, existe a opinião dos profissionais especializados, como o Dr. Bruno, que alertam para as conseqüências do uso: “Outro ponto a ser considerado é que se a fórmula for usada em pessoas com o couro cabeludo oleoso, isso pode tornar a pele da região ainda mais oleosa e piorar a queda, pois a oleosidade do couro cabeludo – dermatite seborreica – é uma causa de queda de cabelo”.

O especialista também aponta que a carência de vitamina A, que prejudica o crescimento e saúde dos cabelos, deve ser tratada por via oral, sempre com acompanhamento de um médico.

>Remédios de ervas naturais para seu cabelo crescer mais rápido

6 ideias para potencializar seus produtos para cabelo

  1. Adicione Bepantol solução à mascara de hidratação ou ao seu condicionador;
  2. Dissolva o xampu em água, para que ele se espalhe melhor e não fique concentrado em apenas algumas áreas na hora de lavar;
  3. Massageie o couro cabeludo durante a lavagem para estimular a circulação sanguínea;
  4. Misture a mascara de hidratação com óleo de Argan;
  5. Mescle o condicionador com azeite e deixe agir por alguns minutos, para uma hidratação reforçada;
  6. Nunca use produtos oleosos próximo à raiz, principalmente se seu cabelo for oleoso. Isso pode piorar ainda mais a condição.

>Como hidratar o cabelo com óleos vegetais e seus benefícios

Se diante de todas as informações você ainda quiser testar o xampu bomba, a orientação é de que, observado qualquer efeito colateral, como queda de cabelo ou extrema oleosidade dos fios, o uso do produto deve ser interrompido. A melhor saída para buscar a saúde capilar, ainda é com o acompanhamento de um especialista – além de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, exercícios físicos e bem-estar.

Fonte: Dicas de Mulher

Veja mais