Será que o bicarbonato de sódio é saudável para usar na cozinha?

Será que o bicarbonato de sódio é saudável para usar na cozinha?
Será que o bicarbonato de sódio é saudável para usar na cozinha? | Foto: Shutterstock

Será que o bicarbonato de sódio é saudável para usar na cozinha?

bicarbonato de sódio é útil em terapias e alimentos naturais. Um ingrediente barato, fácil de encontrar e com múltiplas utilizações. Na cozinha é um grande aliado para a preparação de várias receitas que valoriza com as suas propriedades. Neutraliza ácidos, favorece a preservação de alimentos e suaviza texturas. Sempre utilizado em doses adequadas, é um produto muito saudável para as pessoas e para o meio ambiente.

1. Limpando vegetais com bicarbonato de sódio

Quando as frutas e vegetais chegam do mercado, devem ser lavados para eliminar possíveis bactérias ou insetos. Uma limpeza profunda é fundamental para preparar uma refeição saudável e evitar problemas de estômago. Às vezes, a água não é suficiente para remover a sujeira mais profunda. Adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à água, deixando descansar por alguns minutos, e enxaguar é a melhor opção.

2. Neutraliza o ácido em molhos

Uma pitada de bicarbonato de sódio antes de terminar de cozinhar o molho é a solução para a acidez. O tomate no molho geralmente emana um ácido que afeta o sabor e também pode ser prejudicial para quem o consome.

3. Fermento caseiro com bicarbonato de sódio

Entre os usos mais frequentes na cozinha, está relacionado ao preparo de fermento. O bicarbonato de sódio, quando misturado com outros produtos como o iogurte, libera dióxido de carbono. Tem o efeito de fermentar a massa.

4. Conservar comida

Certos preparados precisam preservar seu aroma e textura por mais tempo, como os doces. Durante o preparo, os cozinheiros adicionam uma pitada deste ingrediente para obter resultados perfeitos. É uma boa alternativa ter deliciosos petiscos sempre prontos.

5. Carnes macias com bicarbonato de sódio

As receitas à base de carne podem ser classificadas em vários estilos, mas todos os cortes podem ficar um pouco difíceis. Para evitar correr riscos e obter um prato macio , deixe-o descansar em água com bicarbonato de sódio. Em uma caçarola, cubra a carne com água e duas colheres de sopa de bicarbonato por uma ou duas horas. Em seguida, é enxaguado e a preparação começa.

6. Gás para seus sucos naturais

Um suco natural espremido de limão ou laranja é muito saudável e refrescante. Coloque o suco da fruta em um copo, acrescente a mesma quantidade de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Ao misturar, um gás da mistura é gerado.

>Como fazer um tônico de chá natural para um rosto liso, bonito e macio

Veja mais