Será que beber água quente com limão tem benefícios?

Será que beber água quente com limão tem benefícios?
Será que beber água quente com limão tem benefícios? | Crédito de imagem: Pxhere

Será que beber água quente com limão tem benefícios?

As receitas de bebidas purificantes são bastante populares nas redes sociais, mas o que significa purificar? De acordo com um artigo publicado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Secretaria de Saúde da Seção 37 de Guanajuato, uma “dieta purificadora” é aquela que ajuda a expulsar do corpo aquelas moléculas ou substâncias que o intoxicam.

>>Como impedir que o ciúme arruíne seu relacionamento

Diante disso, os especialistas citados destacam que uma dieta desse tipo não deve ser prolongada por um longo período de tempo, pois seu nível de proteína costuma ser inferior ao recomendado para uma vida saudável.

Porém, acredita-se que um plano de desintoxicação, como a água quente com limão, tenha vários benefícios, que vamos esclarecer aqui.

>>Como fazer um hidratante caseiro para suas cutículas

Segundo artigo da nutricionista espanhola Marian Boticaria García, beber água morna com limão com o estômago vazio não cura nada, porque apesar de muitas pessoas replicarem esta crença, a verdade é que não há evidências científicas que estabeleçam que esta bebida previna qualquer doença , aumentar as defesas, limpar ou desintoxicar.

Ao exposto, a nutricionista acrescenta que não existem estudos científicos que demonstrem que a água com limão no estômago vazio dissolve a gordura, portanto, não é verdade que essa bebida ajude a perder peso.

>>Faça seu próprio removedor caseiro de cutícula sem usar alicate

Voltando ao ponto da desintoxicação, deve-se dizer que um estudo de Harvard intitulado “The Doubtful Practice of Detoxification” estabelece que, embora a dieta detox seja bastante popular, não há dados concretos que demonstrem sua eficácia.

>>Máscaras de óleo de coco super hidratantes que vão transformar seu cabelo

Portanto, beber água morna com limão não garante uma desintoxicação. A isso, a publicação de Marian Boticaria García acrescenta que para manter um sistema de autolimpeza sólido é recomendável ter “uma alimentação saudável, ingestão adequada de líquidos, exercícios regulares, sono suficiente e todos os exames médicos recomendados”.

>>A razão pela qual você nunca deve manter batatas e cebolas juntas

Na verdade, é preciso esclarecer que o próprio corpo tem a capacidade de se purificar sem a necessidade de ingerir bebidas ou receitas que estimulem esse processo. A esse respeito, Luis Jiménez, químico e divulgador científico, disse em uma entrevista que o conceito de “desintoxicar” o corpo comendo coisas não tem base científica.

Assim, o fato de ingerir água quente com limão não tem efeito direto na desintoxicação que o organismo realiza por si mesmo. Portanto, se você está procurando purificar seu corpo, a melhor coisa a fazer é seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física contínua.

Veja mais