Sabonete para espinhas: saiba como escolher e como fazer em casa

Sabonete para espinhas: saiba como escolher e como fazer em casa
Sabonete para espinhas: saiba como escolher e como fazer em casa

Sabonete para espinhas: saiba como escolher e como fazer em casa. A acne é a formação de cravos e espinhas na pele resultante de um processo inflamatório quando os poros são obstruídos com o sebo natural da pele e sujeira do dia a dia.

Afeta grande parte da população, principalmente jovens na puberdade, mulheres em período menstrual, pessoas com problemas hormonais e pele muito oleosa. Entre os métodos usados ​​para o tratamento está o sabonete para espinhas. Conheça algumas marcas recomendadas por dermatologistas e também uma receita para fazer em casa.

>>Sabonete de leite de burro: aprenda a fazê-lo e quais são seus benefícios

Qual é o melhor sabonete para acne?

Em primeiro lugar, deve-se destacar que cada pessoa possui um tipo de pele e um organismo que atua com particularidades. Portanto, o mesmo sabonete para espinhas não pode ser recomendado para todos.

Por isso, antes de escolher o seu, consulte um dermatologista para saber seu nível de acne, seu tipo de pele e outros detalhes do tratamento ideal para o seu caso. Também é importante saber que um bom sabonete para cravos pretos deve ser capaz de promover uma limpeza completa dos poros para que os cravos e espinhas sejam removidos.

>>Faça seu próprio sabonete líquido para limpar e amaciar a pele

Tem que ser um sabonete que não obstrua os poros e, de preferência, que você conheça um ativo chamado ácido salicílico, que é adstringente, reduz a oleosidade, é antimicrobiano e queratolítico (que limpa as células mortas da camada superficial da pele).

Além do ácido salicílico, procure também um produto que contenha ácido glicólico que potencialize o efeito do ácido salicílico. Verifique no recipiente do sabonete os ingredientes ativos que estimulam a renovação celular, como o LHA.

>>Elimine cravos e espinhas com este sabonete caseiro

Como fazer um sabonete para espinhos em casa

Se você quiser experimentar fazer seu próprio sabonete de cravo, veja como é simples escolher os ingredientes certos sem a necessidade de receitas profissionais com ingredientes difíceis de encontrar.

Ingredientes:

  • Glicerina vegetal: 100 g;
  • Calêndula desidratada: 1 colher de sopa;
  • Extrato glicólico de calêndula: 3 ml;
  • Óleo essencial da árvore do chá: 2 gotas.

>>Sabonete de banana para limpar o rosto, remover manchas e acne

Modo de preparação:

Derreta a glicerina em banho-maria e mexa com uma espátula até ficar completamente líquida. Em seguida, misture o extrato de calêndula, o óleo essencial da árvore do chá e, por fim, a calêndula seca. Mexa bem.

Coloque em formas de silicone e deixe secar em ambiente ventilado por 2 horas. Esses valores perfazem 2 unidades de tamanho médio e podem ser guardados por 6 meses.

Importante: Os dados deste artigo não substituem a opinião de um profissional. Portanto, antes de usar, seja sabonete caseiro ou comprado, converse com um profissional para recomendar qual é o mais adequado para você.

>>Sabonete preto: descubra seus benefícios para a pele e como fazer

Veja mais