Risoto de abóbora com parmesão: explosão de sabor muito fácil de fazer

Risoto de abóbora com parmesão: explosão de sabor muito fácil de fazer
Risoto de abóbora com parmesão: explosão de sabor muito fácil de fazer

Risoto de abóbora com parmesão: explosão de sabor muito fácil de fazer. O risoto é uma das receitas mais versáteis e deliciosas que você pode preparar. Existe uma versão desse prato para cada gosto, uma sempre tão gostosa quanto a outra, e sempre muito fácil de preparar.

Por isso que hoje vamos ensinar uma versão de dar água na boca, todo mundo pode preparar. Com poucos passos e prestando atenção você fará o melhor risoto de abóbora com parmesão.

>>Torta de Atum: uma receita deliciosa para um almoço rápido e saudável

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 300 g de arroz.
  • 800 ml de caldo de verduras.
  • 1 kg de abóbora
  • 1 cebola
  • 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.
  • 1 colher de sopa de manteiga.
  • Uma pitada de pimenta-do-reino moída.
  • Azeite e sal.

>>Receita deliciosa de pão de hambúrguer caseiro fácil e sem glúten

Passo a passo

Para fazer o creme leve de abóbora cortamos 800 g de abóbora em cubos grandes. Colocamos o caldo de legumes para aquecer com os cubos de abóbora e deixamos ferver entre 15 e 20 minutos, até que a abóbora comece a desmanchar.

Depois de cozida, amasse a abóbora na batedeira e tempere com sal e pimenta. Agora é a hora de fazer o risoto, que requer uma certa quantidade de água ( pelo menos 3 vezes o volume do arroz ).

Vamos adicionando o caldo aos poucos e mexendo sempre com uma colher até obter um arroz cremoso e firme. Ao adicionar o líquido aos poucos, o arroz vai liberando o amido no meio sem perder a firmeza ; deixando os grãos macios, mas inteiros.

>>Mousse de chocolate: receita super simples com apenas dois ingredientes

O terceiro passo é pegar o resto da abóbora e cortá-la em pequenos cubos. Depois de pronto, descascamos a cebola e picamos finamente. Coloque 2 colheres de sopa de óleo na frigideira e frite a cebola por 3 ou 4 minutos, até que comece a ficar transparente.

Em seguida, adicionamos os cubos de abóbora e continuamos cozinhando por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Para dar ainda mais sabor, podemos pegar duas colheres de sopa da sopa de abóbora e adicionar ao arroz, deixando a panela tampada por alguns minutos para absorver todo o líquido.

A única forma de saber se está pronto é provando, por isso você deve estar sempre com o paladar preparado. Por fim, adicionamos 4 ou 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e 1 colher de sopa de manteiga e mexemos antes de servir.

>>Gratinado de salmão assado: receita cheia de sabor e fácil de preparar

Veja mais