Receita vai abrir consulta ao lote residual de restituição do IRPF de novembro

Receita vai abrir consulta ao lote residual de restituição do IRPF de novembro
Receita vai abrir consulta ao lote residual de restituição do IRPF de novembro © Shutterstock

Receita vai abrir consulta ao lote residual de restituição do IRPF de novembro.

A Receita Federal abre na próxima segunda-feira (23/11), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do mês de novembro. O crédito bancário para 198.967 contribuintes será realizado no dia 30 deste mês, totalizando mais de R$ 399 milhões.

>>Apostas nas casas lotéricas podem ser pagas com Pix

Desse total, R$143,883 milhões se referem ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 3.559 contribuintes idosos acima de 80 anos; 26.599 entre 60 e 79 anos; 2.924 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 12.312 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 153.573 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 12 de novembro.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na Internet. Na consulta, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

>>Nova parcela do Auxílio emergencial é liberado hoje para algumas pessoas

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta, diretamente nas bases da Receita Federal, de informações sobre liberação das restituições do IRPF e situação cadastral de uma inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

>>Projeto cria pagamento retroativo de auxílio emergencial para quem não recebeu

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Também é possível fazer o agendamento no Portal BB.