Receita fácil de suflê de queijo parmesão sem glúten com tomate assado

Receita fácil de suflê de queijo parmesão sem glúten com tomate assado
Receita fácil de suflê de queijo parmesão sem glúten com tomate assado

Receita fácil de suflê de queijo parmesão sem glúten com tomate assado. Os suflês são um daqueles pratos que fizeram as nossas mães mas agora parecem ter sido esquecidos ou pelo menos na lista dos pratos menos populares.

Talvez a tendência de cozinhar pensando nas inovações mais exclusivas nos faça deixar de lado receitas que chegam a um prato simples e humilde, mas delicioso.

>>Berinjelas gratinadas com carne: receita deliciosa para você experimentar

Ingredientes:

  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 3 ovos
  • 250 ml de leite
  • 50g de manteiga
  • 40 g de farinha sem glúten
  • 10 tomates cherry
  • Sal
  • Pimenta
  • Romero
  • Manjericão

>>Batatas fritas rápidas: uma forma de deixá-las crocantes no micro-ondas

Preparação

Começaremos por aquecer a manteiga em fogo médio em uma panela e quando ela derreter acrescente a farinha para torrar. Nós mexemos o tempo todo para evitar queimar. O tempo deve ser calculado com base na cor que a mistura adota, nunca pela temperatura do fogo, pois se for muito forte queimará imediatamente.

Enquanto continuamos mexendo, adicionamos o leite. Recomendação: Para evitar que os caroços saiam, deve estar fora do tempo ou frio. Seguimos mexendo até que sua textura comece a ficar homogênea e, a seguir, acrescentamos o queijo que teremos ralado previamente.

Abaixamos o fogo e mexemos (se há algo que exige um bom bechamel, sem dúvida é para não parar de fazer esse movimento) até que o parmesão esteja completamente derretido e totalmente integrado.

>>Receita super fácil e deliciosa de patê de frango para você experimentar

Retiramos a panela do fogo e deixamos perder um pouco da temperatura, pois neste momento temos que adicionar a gema do ovo e se estiver muito quente eles vão cozinhar com antecedência, então vamos esperar uns cinco minutos para que solte algum calor.

Entretanto, podemos aproveitar para separar as gemas das claras, bater estas últimas até ficarem firmes (aqui poderá verificar o melhor truque para o fazer) e picar o manjericão.

Após esse tempo podemos adicionar as gemas, o manjericão fresco e os tomates picados (o tamanho dos pedaços dependerá do seu gosto). A gente bate com algumas varetas e vai acrescentando aos poucos nas claras.

>>Semifreddo de morango: sobremesa gelada muito fácil para experimentar

Quando tudo estiver bem misturado, servimos em formas individuais que vamos untar com um pouco de manteiga ou óleo e um pouco de farinha (sem glúten). Lembre-se de preencher as formas até a metade para que a massa não saia depois de iniciada a cozedura.

No forno pré-aquecido a 200°, deixamos os suflês cozerem por cerca de 15-20 minutos, verificando de vez em quando. Assim que subir e a parte de cima dourar um pouco, estaremos prontos o nosso suflê.

Veja mais