Receita de torta de limão caseira muito fácil para este domingo (segredos para iniciantes)

Receita de torta de limão caseira muito fácil para este domingo (segredos para iniciantes)
Receita de torta de limão caseira muito fácil para este domingo (segredos para iniciantes) – Foto: Freepik

Receita de torta de limão caseira muito fácil para este domingo (segredo para iniciantes)

A torta de limão é um bolo preparado desde os tempos medievais, servido como sobremesa nos banquetes dos reis da Inglaterra. Quando o merengue foi inventado, surgiu este bolo como o conhecemos hoje.

>Receita mais fácil para você fazer em casa: pudim de laranja na sobremesa

Quase sempre na família há alguém que faz a torta de limão mais rica. Também mostramos como fazer isso. Para que o creme de limão fique correto, existem alguns segredos.

>Passo a passo para fazer balas de goma em casa (muito fácil)

Para fazer esta deliciosa torta de limão:

Para a massa:

  • 2 xícaras de farinha com fermento (ou farinha multiuso e fermento em pó)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 100 g manteiga (sem sal) e fria
  • 1 ovo
  • 1 gema

>Croissant Fit: receita deliciosa sem manteiga e sem açúcar para comer sem culpa

Para o creme:

  • 150 g de Açúcar
  • 3 gemas
  • 5 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de farinha
  • Raspas de 3 limões médios
  • Suco de 3 limões médios
  • 1/2 litro de água

>Receita de fim de semana: Pizza caseira sem fermento e sem forno fácil de fazer

Em apenas 10 etapas (com os segredos)

1- Ralamos a casca dos limões (só a “pele” externa, pois a branca é amarga), esprememos o suco e reservamos.

2- Retiramos a manteiga da geladeira (bem fria) e cortamos em pedaços em um recipiente de plástico rígido ou metal. Vamos incorporando a farinha e o açúcar. Apertamos tudo com um garfo ou espremedor de batatas para que se forme uma mistura com uma textura como se fosse descascada.

>Pão de ló de chocolate e abóbora: receita deliciosa e simples

3- Adicionamos o ovo e a gema, continuamos juntando tudo com um garfo, sem amassar. Reservamos  as claras (é muito importante que não se misturem com as gemas porque senão estragaria o creme). Continuamos a formar a mistura com a mesma textura que as cascas mais úmidas. Ainda não amassamos.

4- Em uma assadeira ou forma de bolo previamente untada colocamos esta mistura, juntando-os pressionando com a mão sobre a forma ou assadeira. Também colocamos um centímetro nas bordas laterais.

5- Embrulhe com filme e leve à geladeira por uma hora. Essa é a chave para que o creme não corte. Enquanto repousa no frio, preparamos o creme de limão.

>Aprenda a fazer massa caseira para empanadas com 3 ingredientes, frita ou assada

6- Coloque a farinha, o amido de milho junto com o açúcar em uma panela. Vamos umedecendo gradualmente esses elementos com água para evitar formação de caroços. Quando obtemos uma pasta, terminamos de adicionar a água.

7- Levamos a mistura ao fogo e mexemos constantemente com uma colher de pau. Quando ferver, retiramos. E adicionamos o suco e as raspas dos limões mais as gemas. Bata até que tudo fique cor de limão e o creme também fique mais macio. Reservamos as claras com as que sobraram do preparo da massa.

8- Passada a hora, tiramos a massa da geladeira e cobrimos com o creme de limão que deve estar morno (quase frio). Se estiver quente, vai estragar a massa. Levamos 10 minutos para o forno pré-aquecido.

>Pão caseiro recheado com doce de leite muito fácil de fazer

9- Enquanto isso vamos fazer o creme merengue. É essencial que a tigela esteja completamente limpa e seca. Batemos as claras até ficarem firmes (quando uma espuma firme se formar, está pronta). Adicionamos o açúcar e batemos até dissolver. Retire do forno e acrescente o merengue com uma espátula, fazendo alguns picos.

10- Finalmente levamos ao forno definitivamente até que o creme comece a dourar. O que levará entre 10 e 15 minutos. Vamos observando para que não queime. Esperamos que esfrie para desenformar. Corte, sirva e divirta-se!

Veja mais