Receita de gratinado de brócolis com purê de batata, alho e tomate

Receita de gratinado de brócolis com purê de batata, alho e tomate
Receita de gratinado de brócolis com purê de batata, alho e tomate

Receita de gratinado de brócolis com purê de batata, alho e tomate

Quem resiste ao sabor delicioso dos legumes gratinados? A camada dourada de queijo que os finaliza tem um aroma, sabor e textura incríveis. Brócolis gratinado com purê de batata, alho e tomate é um preparado com ingredientes provavelmente encontrados em casa: fácil de obter e barato. Juntos, eles combinam perfeitamente para resultar em um prato delicioso e cheio de nutrientes.

>Palitos de queijo com orégano: petiscos deliciosos e crocantes

O brócolis é uma importante fonte de fibra, uma substância que ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue. A fibra também é essencial para o bom funcionamento dos intestinos.

O brócolis também contém minerais como zinco, magnésio, fósforo e cálcio, o que o torna um super alimento para os mais pequenos da sua casa, excelente para o desenvolvimento ósseo. Quanto às vitaminas, é rica em A, E e C, com propriedades antioxidantes que protegem as células e retardam o envelhecimento natural do corpo.

>Sem farinha: aprenda a preparar este brownie delicioso e fácil

Ingredientes:

  • 1 brócolis médio
  • 1 kg de batatas
  • ½ kg de tomate cereja
  • 1 cebola média
  • ½ bulbo de alho
  • ¼ kg de queijo parmesão ralado
  • Sal
  • Pimenta
  • Orégano seco
  • Azeite de oliva extra virgem

>Guia infalível para fazer banana crocante com 3 ingredientes em 10 minutos

Como preparar brócolis gratinado com purê de batata, alho e tomate:

  1. Aqueça uma frigideira com azeite e frite em ordem. Primeiro a cebola até caramelizar e depois os tomates cereja, cortados ao meio. Enquanto cozinham, amasse delicadamente os tomates até formar um purê espesso. Tempere com sal e pimenta.
  2. Em uma panela, ferva as batatas descascadas e picadas por 25 minutos ou até ficarem macias. Passe por um purê ou liquidificador até obter uma textura cremosa e misture com metade do queijo parmesão.
  3. Cozinhe os brócolis em água fervente com sal por dez minutos. Retire da água e coloque em água fria com gelo. Em seguida, pique em pedaços pequenos e reserve.
  4. Em uma forma refratária coloque os brócolis picados, purê de batata e purê de tomate em camadas, repita e finalize a camada final com os brócolis picados.

Cubra o brócolis com o restante do queijo parmesão. Se desejar, adicione mais queijo a gosto. Asse por 20 minutos ou até que o queijo em cima esteja dourado.

Veja mais