Receita caseira de maionese, o molho clássico que ilumina qualquer prato

Receita caseira de maionese, o molho clássico que ilumina qualquer prato
Receita caseira de maionese, o molho clássico que ilumina qualquer prato – Foto: pexels

Receita caseira de maionese, o molho clássico que ilumina qualquer prato.

Existe um debate se maionese é mesmo um molho sempre atual, mas o que não há dúvida é sobre seu gosto inconfundível e que é um dos molhos clássicos por excelência.

>Maionese sem ovo: receita mais leve e fácil para fazer em casa

Sua versatilidade na cozinha é tal que não há (quase) nenhuma elaboração que não a admita, embora existam algumas receitas em que sua presença é indiscutível; entre elas a salada russa ou como acompanhamento de batatas fritas perfeitas. No entanto, seu alto teor calórico faz dele o molho que mais engorda.

>Como fazer mostarda caseira em 15 minutos (passo a passo)

Isso pode ser evitado se pararmos de usar o molho industrializado e nos encorajarmos a prepará-lo em casa, de uma maneira caseira. A única dificuldade (além de manter bem os ingredientes para prevenir salmonela) é que a maionese pode ser cortada. Ainda assim, vale a pena tentar, pois há truques para consertar uma maionese cortada.

>Aprenda a fazer um creme de chocolate fácil, saboroso e sem açúcar

Ingredientes (para seis pessoas)

  • Dois ovos médios.
  • 300 ml de óleo de girassol
  • Um pouco de sal
  • Uma colher de sopa de limão ou vinagre.

>Máscaras caseiras para hidratar cabelos secos com ingredientes de casa

Preparação

Tudo no liquidificador! Primeiro temos que quebrar os ovos e despejá-los no vaso do liquidificador. Vinagre ou limão, sal e óleo são adicionados a eles. Em seguida, bata tudo a toda velocidade até que fique bem misturado. Ao chegar nesse ponto, bata suavemente de cima para baixo.

>Sorvete caseiro de morango e coco sem açúcar: muito fácil e delicioso

A velocidade e os movimentos quando se trata de bater e as diferentes temperaturas dos ingredientes são dois dos fatores que podem fazer com que a maionese corte. Para que isso não aconteça, recomenda-se que os ovos estejam em temperatura ambiente, para que a maionese não seja cortada quando misturada com o óleo.

>É assim que você cozinha um delicioso pão de milho na panela

Além disso, ele pode ser adicionado gradualmente sem esguichar para facilitar a integração da mistura; algo que também ajudará a incluir um pouco de limão ou água fria.

Veja mais