Quem teve BPC suspenso por causa do Cadastro Único pode solicitar desbloqueio

Quem teve BPC suspenso por causa do Cadastro Único pode solicitar desbloqueio
Quem teve BPC suspenso por causa do Cadastro Único pode solicitar desbloqueio

Quem teve BPC suspenso por causa do Cadastro Único pode solicitar desbloqueio.

Aqueles que tiveram o benefício suspenso ou cessado por falta de inscrição no Cadastro Único terão o direito de solicitar o desbloqueio ou reativação junto ao INSS

Os beneficiários que tiveram o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso ou cessados até março deste ano poderão regularizar a situação e voltar a ter acesso ao benefício. De acordo com a Portaria Nº 1.130/ME, aqueles que tiveram o benefício suspenso ou cessado por falta de inscrição no Cadastro Único terão o direito de solicitar o desbloqueio ou reativação junto ao INSS – o pedido deve ser feito por meio do site ou aplicativo.

Para facilitar o processo, o Ministério da Cidadania já encaminhou ao INSS, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, listagem com 26.596 benefícios para reativação automática dos créditos ou benefícios em que foi identificado requerimento de reativação pelo interessado junto ao INSS e inscrição, independente da data em que foi realizada no CadÚnico.

Os benefícios constantes na relação encaminhada pela pasta, e não abrangidos pelo procedimento automático, serão reativados de forma manual pelas unidades descentralizadas do INSS.

Os beneficiários que tiveram a suspensão ou a cessação por razões não inerentes ao Cadastro Único, como ausência de saque do valor do benefício ou por não realização de comprovação de vida, também poderão solicitar a regularização, mas terão que aguardar análise do INSS sobre o pedido.

A reativação do benefício implicará o pagamento de todos os valores devidos durante o período em que o benefício esteve suspenso ou cessado, excetuando o período em que o benefício comprovadamente não é devido.