Que ingredientes um creme firmador deve ter para ser muito eficaz?

Que ingredientes um creme firmador deve ter para ser muito eficaz?
Que ingredientes um creme firmador deve ter para ser muito eficaz?

Que ingredientes um creme firmador deve ter para ser muito eficaz?

Reafirmar a pele do corpo não é fácil porque a capacidade de produzir colágeno e elastina, proteínas que são o suporte, se perde naturalmente. Além disso, fatores externos como o sol, dieta, alterações de peso ou exercícios também afetam.

Corrigir topicamente não é fácil, já que a origem está nas moléculas que estão nas camadas mais profundas da pele. Porém, a chave está nos ingredientes do tratamento que aplicamos, pois existem alguns que têm capacidade comprovada de agir na suavidade da pele e com dedicação e perseverança (e acompanhando-a de bons hábitos alimentares e de exercício) podemos obter resultados.

>>Pele saudável: como usar aveia em 3 máscaras caseiras diferentes

Quais ingredientes são importantes?

Colágeno: é uma das principais proteínas que compõem a pele. Tem a capacidade de restaurar tecidos, mas com a idade perde a sua eficácia e é por isso um dos ingredientes básicos de um bom creme firmador. Para ser bem absorvido e contribuir para a regeneração celular, deve estar presente na forma solúvel.

Vitamina A ou retinol: melhora a elastina e promove a criação de colágeno. Outros antioxidantes, como vitamina E, B ou C também são perfeitos para aumentar a produção de colágeno de dentro para fora. Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) também podem ajudar, graças às suas propriedades esfoliantes, pois lavam as células mortas e promovem a regeneração dos tecidos.

>>Prepare um creme caseiro eficaz no combate as rugas e renove a sua pele

O que isso faz é torná-lo mais suave e homogêneo. Por sua vez, o ácido hialurônico é bastante conhecido na cosmética antienvelhecimento, mas também auxilia na firmeza dos cosméticos, pois confere firmeza, graças à sua capacidade de absorção de água, mantendo a matriz da epiderme hidratada.

Existem outros princípios ativos, como silício, gotu kola, echinacea ou que também costumam estar presentes neste tipo de cosméticos, potencializando o efeito firmador e anti-flacidez.

>>Veja como preparar uma máscara com casca de laranja para rejuvenescer a pele

Veja mais